Depois de um ano de interregno nas estreias o feiticeiro mais famoso do mundo volta aos ecrãs. Associado ao acontecimento histórico que é o lançamento do último livro – aguardado há mais cinco anos com uma expectativa incomparável – Harry Potter vai ser a personagem de ficção mais falada dos próximos meses.
Neste episódio Harry tenta alertar o mundo os feiticeiros para a chegada eminente de Voldemort. Dumbledore secunda-o no aviso, mas o Ministro da Magia tenta a todo o custo desacreditar tanto o estudante como o professor. Para o ajudar nessa missão de descrédito, Fudge coloca uma das suas assistentes ministeriais a controlar a escola e aquilo que é ensinado. Toda a disciplina de Defesa Contra a Magia Negra, fulcral para a sobrevivência num combate contra criaturas ou feiticeiros malignos, é resumida a um curso básico e exclusivamente teórico. Temendo que Voldemort tenha o caminho livre para destruir tudo e todos, Harry irá tomar em mãos a missão de ensinar isso aos seus colegas. E enquanto a escola se torna uma ditadura os gémeos Weasley tudo fazem para se rebelarem contra Mrs Umbridge e para darem alguma alegria aos jovens alunos.
Fazendo a comparação com o filme mais próximo, “O Cálice de Fogo”, tem menos voos de vassoura, menos criaturas, mais feitiços e uma enorme vantagem: apesar de tudo o que retiraram ao livro é uma história fácil de perceber e acompanhar sem necessidade de uma leitura anterior.
Este capítulo tem uma desvantagem logo à partida pois é baseado no livro mais simples de todos. O filme tem um início frouxo e que se alonga demasiado, quando finalmente começa a ter acção, resumem tudo em meia hora e sem referir alguns dos pontos mais importantes do livro. Quem não acompanha a saga não verá nada de extraordinário em mais um filme sem início nem fim bem definidos, pode substituir uma leitura do livro mas não é independente da série.
O blockbuster irá bater recordes por voltar a ter estreia simultânea em todo o mundo e poderá mesmo ser o último grande êxito da saga. Os livros apesar de cativantes vão-se tornando menos apelativos e o mesmo sucede com os filmes, especialmente com os intervalos que fazem entre eles. Cada vez mais considero a saga merecedora não de sete visionamentos isolados mas de uma maratona de 20 horas.
Título Original: "Harry Potter and the Order of the Phoenix" (EUA, UK, 2007) Realização: David Yates Argumento: Michael Goldenberg, J. K. Rowling (livro) Intérpretes: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Gary Oldman, Imelda Staunton Fotografia: Slawomir Idziak Música: Nicholas Hooper Género: Aventura/Drama/Fantasia Duração: 138 min. Sítio Oficial: http://www.harrypotterorderofthephoenix.com/ |
0 comentários:
Enviar um comentário