31 de julho de 2009

"Two Lovers" por António Reis


Drama romântico muito melancólico com o tema recorrente do triângulo amoroso, "Duplo Amor" chega ao mercado português com mais de um ano de atraso. Apresentado em Cannes como um dos grandes candidatos americanos e recebido por um público entusiasta que encheu as diferentes salas, "Duplo Amor" parece ter a maldição de Cannes: filmes do festival têm carreiras comerciais pouco aliciantes e estreias em geral tardias. Não sendo propriamente um drama, nem tendo grandes momentos de comédia triste, não se tornando notado pela inovação na resolução do triângulo amoroso, o filme de James Gray afasta-se da receita mais convencional do género. Alicerçado sobretudo num quarteto de grandes actores, o mais conseguido do filme é a definição das personagens-tipo, ainda que neste sentido se aproxime muito dos estereótipos do judeu, do falhado, da amante e do vilão.

No seio de duas mais que convencionais famílias judias que combinam o casamento dos respectivos filhos, ocorrem alguns contratempos inesperados. Leonard (Joaquin Phoenix) o promitente noivo é um suicida falhado, confidente apaixonado pela sua fulgorosa vizinha Michelle (Gwyneth Paltrow).
Michelle é amante de um homem casado e acalenta a ilusão de que ele abandonará a mulher para se casar com ela, provando que afinal esta loura também não prima pela inteligência, apesar de utilizar o argumento mais que estafado de uma gravidez indesejada como forma de pressão.
Sandra Cohen é a prometida, sofredora silenciosa que acredita no grande amor da sua vida.
Ruth (Isabella Rossellini) é a matriarca que compreende os sentimentos do filho melhor que todos os outros e confia que uma intervenção divina acabará por pôr ordem neste universo caótico de sentimentos e paixões.
Com esta definição dos personagens e das situações facilmente se percebe que o problema maior de "Duplo Amor". Falta de originalidade temática e um impossível happy end. Numa época em que o cinema pretende ser o escape da crise, este filme deixa-nos ainda mais deprimidos que a própria realidade.

Apesar de nomeado para o César de melhor filme estrangeiro, augura-se uma passagem meteórica e discreta pelas salas de cinema.

Título Original: "Two Lovers" (EUA, 2008)
Realização: James Gray
Argumento: Ric Menello, James Gray
Intérpretes: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw, Isabella Rossellini, Elias Koteas
Fotografia: Joaquín Baca-Asay
Música:
Género: Drama, Romance
Duração: 110 min.
Sítio Oficial: http://www.twoloversmovie.com/

1 comentários:

Tiago Ramos disse...

É um filme interessante, mas um bocadinho depressivo demais, o que acaba por se tornar monótono...