7 de julho de 2012

Curtas 2012 começou hoje


Começa hoje a vigésima edição do Curtas -Festival Internacional de Cinema de Vila do Conde. Até dia 15 de Julho a programação vai cobrir o que de melhor se tem feito em curtas-metragens por esse mundo fora, assim como recordar mestres do cinema como Stanley Kubrick, Olivier Assayas e Robert Todd.

As secções Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais, Curtinha e Take 20 regressam ao som dos concertos de Black Bombaim, Evols e Metamkine. E não pdoemso esquecer o Da Longa à Curta.
Entre os realizadores habituais, encontramos Apichatpong Weerasethakul, Nicolas Provost, Laurent Achard, Adrian Sitaru e Helvécio Marins Jr.

O preço dos bilhetes é 3,50 Euros com desconto para Cartão Jovem/Estudante. Saiba mais em http://festival.curtas.pt

O Antestreia não estará presente por estar a cobrir o NIFFF, mas desejamos todo o sucesso ao Curtas nesta data tão especial.


2012 é um ano importante na vida do Curtas Vila do Conde. Chegamos à 20ª edição e preparamos uma programação para celebrar estes vinte anos mostrando o melhor do cinema contemporâneo. Como corolário, mesmo perante a crise que atravessa o setor, a Curtas Metragens CRL está a produzir 10 novos filmes, 8 dos quais serão apresentados em estreia mundial no decorrer desta edição. Será, portanto, um ano para celebrar também o cinema português.

20 Anos Curtas
Para a celebração da 20ª edição, o Curtas comissionou um programa especial de 4 curtas-metragens realizadas por 4 realizadores entre os mais relevantes no panorama contemporâneo internacional e que mantêm uma forte relação com festival: Thom Andersen (vencedor do prémio de Melhor Documentário no Curtas 2011), Helvécio Marins Jr. (cineasta participante em edições anteriores do festival e que apresentará uma retrospetiva do seu trabalho), Sergei Loznitsa (autor multipremiado em Vila do Conde, vencedor em 1999 com o Melhor Documentário, e, em 2001, com uma Menção Honrosa da Competição Internacional)e Yann Gonzalez (vencedor do prémio para melhor curta metragem Europeia, em 2006).

No âmbito do projeto Estaleiro, estão de igual modo previstas as estreias de Rua da Estrada, de Graça Castanheira (baseado no livro homónimo do geógrafo Álvaro Domingues); Cinzas, de Pedro Flores (projeto rodado na zona do Gerês); O Rio que nos Leva, de Luís Alves de Matos (uma viajem pelo rio Ave, descobrindo os sinais de vida de um rio, desde a foz até à nascente na Serra da Cabreira); e Obrigação, de João Canijo (centrado na relação entre a mulher e o pescador das Caxinas). Em complemento, será apresentada uma exposição retrospetiva assente no precioso acervo resultante da cobertura fotográfica dos últimos 20 anos; e também está a ser preparada a edição de um livro que compila entrevistas dos muitos realizadores e personalidades ligadas ao cinema contemporâneo, recolhidas ao longo das últimas duas décadas.

Programa
O programa compõe-se por filmes, exposições, performances, workshops, concertos e, é claro, festas. O Curtas Vila do Conde mantém-se assim atento a todas as manifestações que têm lugar no campo do cinema e, também, à transversalidade com as outras artes. Já pode também consultar os filmes que vão concorrer às diferentes competições do festival – internacional, nacional, experimental, vídeos musicais, take one! e curtinhas – esta edição promete ser uma das melhores dos últimos anos.

2012 Odisseia Kubrick
O cineasta americano Stanley Kubrick é uma figura incontornável do cinema das últimas décadas. A sua obra monumental continua, por isso, a influenciar os novos cineastas e artistas visuais do cinema e da arte contemporânea. O 20º Curtas apresenta, por isso, "2012 Odisseia Kubrick", uma Exposição na Solar que inclui obras de autores como Graham Gussin, Johan Thurfjell, Nicolas Provost, Pedro Tudela, Miguel Soares, Alexandre Estrela, João Tabarra e João Onofre. A acompanhar a Exposição, haverá um programa paralelo que inclui filmes do realizador e o documentário “Stanley Kubrick – A Life in Pictures”, de Jan Harlan.

Da Curta à Longa
A secção Da Curta à Longa é um espaço de programação onde é habitual ver regressar alguns realizadores que, de algum modo, estiveram ligados ao passado do festival. E porque o Curtas Vila do Conde se transformou ao longo dos anos num festival de cinema, no qual as longas complementam as secções competitivas de curtas-metragens, este ano, serão apresentados filmes, em estreia nacional, dos realizadores Laurent Achard (premiado, por exemplo, nos festivais de Clermont-Ferrand e Roterdão), Adrian Sitaru (premiado no Festival de Berlim e, antes disso, vencedor do 18º Curtas em 2010), Helvécio Marins Jr. (os seus filmes já receberam mais de 30 prémios em festivais de todo o mundo) e Nicolas Provost (premiado, por exemplo, em Viena e Roterdão e por várias vezes no Curtas).

Stereo
O cruzamento do cinema com a música tem sido uma das mais importantes manifestações artísticas contemporâneas e o Curtas tem um longo historial na programação desta relação profícua. Na edição deste ano, os portugueses Black Bombaim apresentarão o espetáculo "Titans, a Cinematic Experience", que surge também em consequência das atividades do Estaleiro; os Evols apresentarão, numa encomenda do festival, um exercício de sonoridades para uma série de curtas de Robert Todd; e, finalmente, num dos momentos alto deste festival será também apresentada uma performance inédita do coletivo Metamkine, originários de Grenoble, França.

In Focus: Olivier Assayas
O 20º Curtas apresenta uma retrospetiva In Focus do realizador francês Olivier Assayas, um dos nomes centrais do cinema francês contemporâneo. Esta retrospetiva abordará a sua obra menos conhecida, realizada entre os anos 80 e o início dos anos 90, incluindo as longas-metragens "L'Eau Froide" (1994), "Paris s'éveille" (1991) ou "Désordre" (1986), e várias das suas curtas-metragens. Será também exibido o documentário "Noise" (2006) sobre os Sonic Youth. Assayas estará em Vila do Conde, onde também orientará uma masterclass. O realizador experimental Robert Todd será outro dos realizadores In Focus na edição de 2012.

O 20º Curtas iniciará a sua programação em Guimarães na primeira semana de Julho. No quadro da programação de cinema da Capital Europeia da Cultura, de 2 a 6 de Julho, segunda a sexta feira, haverá sessões de filmes premiados selecionados entre muitos dos que foram galardoados ao longo das 19 edições anteriores, um aperitivo ao programa paralelo à exposição 2012 Odisseia Kubrick e outro ao programa In Focus Olivier Assayas, todas as sessões a realizar no S. Mamede – Centro de Artes e Espetáculos.

0 comentários: