11 de julho de 2012

"The Raven" por António Reis

António Reis em Neuchatel fala-nos de alguns dos filmes exibidos.


Entre os grandes clássicos do mistério e terror, Edgar Allan Poe tem sido o autor menos bafejado em termos de resultados das adaptações das suas obras para cinema. Autor de imaginação prodigiosa, de uma qualidade literária genial, a par de uma vida turbulenta e breve, Poe é um dos mestres fundadores do terror e do fantástico. Como na ficção quase que se aplica o princípio de Lavoisier no qual “nada se cria, tudo se transforma”, as ideias de Poe têm sido plagiadas à exaustão, mas às suas obras falta um grande filme. Muitas adaptações no período áurea de 40-60 do século passado rondaram a mediana, nomeadamente as que contavam com as interpretações de Vincent Price e a produção da mítica AIP de Roger Corman. Os seja, filmes de série B, para os autor de classe A.

Nos últimos anos diversos filmes recuperaram a vida e a obra de Edgar Allan Poe, sobretudo aproveitando a efeméride dos 200 anos do seu nascimento. Mas apenas dois o fizeram de forma criativa. Coppola com "Twixt" vai buscar o fantasma de Poe para uma metáfora do amor, do sangue e da morte que tem como leit motiv um escritor alcoólatra, neste domínio émulo do próprio Poe, desesperadamente em busca de inspiração. É um Coppola longe da sua genialidade, mas mesmo assim uma belíssima homenagem ao universo do escritor. "The Raven", realizado por James McTeigue que os fãs do fantástico conhecem de "V for Vendetta", cria uma ficção onde incorpora as obras de Poe e apresenta uma hipótese plausível para a sua morte.

Retomando uma premissa não de todo original de um criminoso que plagia os crimes inventados pelo escritor, propõe um pacto em que Poe será o narrador dos crimes, ao mesmo tempo que é o consultor da polícia na sua resolução. John Cusack compõe o personagem de forma interessante na sua loucura genial ainda que acentue exageradamente o lado irónico do escritor. Não sendo a melhor homenagem a Edgar Allan Poe, pelo menos é um filme que cativa o grande público o que é sempre uma forma de alargar o interesse pela literatura.

The RavenTítulo Original: "The Raven" (Espanha, EUA, Hungria, 2012)
Realização: James McTeigue
Argumento: Ben Livingston, Hannah Shakespeare
Intérpretes: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brendan Gleeson, Sam Hazeldine
Música: Lucas Vidal
Fotografia: Danny Ruhlmann
Género: Mistério, Thriller
Duração: 110 min.
Sítio Oficial: http://www.theravenmovie.com/

0 comentários: