28 de outubro de 2004

"Alien Vs. Predator" por Nuno Reis


Em Outubro de 2004 uma enorme fonte de calor surge numa isolada ilha da Antártica e o milionário Weyland financia uma expedição para ir averiguar o que se passa na ilha e por que razão os satélites descobriram uma pirâmide com características simultaneamente fenícias, egípcias e cambodjanas. Para liderar a equipa a escolhida foi Alexa Woods, uma guia ambientalista, para as questões arqueológicas foi escolhido o italiano Sebastian de Rosa e para a datação química Graeme Miller, um feliz pai de família. Mais alguns escavadores, especialistas secundários e um pequeno exército acompanham-nos.
Este grupo sem treino e de autênticos desconhecidos desce à pirâmide onde tem fantásticas revelações mas uma nave que sobrevoa o planeta, apercebendo-se desse facto envia algumas cápsulas para o local, os Predadores estão à solta e com um objectivo simples: matar. Na pirâmide os incautos humanos nem imaginam o perigo que se aproxima, por baixo deles está uma gigantesca Alien a gerar ovos que precisarão de hospedeiros...

Quem conhece as personagens não precisa de mais para imaginar o que irá acontecer, um terrível confronto entre espécies com três lados. Os Aliens com uma enorme agilidade, ácidos orgânicos e demasiados membros para serem dominados, os Predadores com muita força, armas avançadas e a tecnologia da invisibilidade, e os humanos que têm como única arma uma pistola. A matança vai começar, e que vença o melhor.

Um elenco de desconhecidos com poucos papéis em filmes de destaque junta-se ao veterano Lance Henriksen (o andróide Bishop nos "Alien" 2 e 3) que interpreta o milionário Charles Bishop Weyland, e nas mãos de Paul W.S. Anderson seguem o guião que o mesmo escreveu com a ajuda dos autores de "Alien".

A tradição dizia que a cada 100 anos um grupo de Predadores tinha de eliminar as "serpentes" para se tornar um guerreiro e normalmente era o que acontecia mas a entrada dos humanos em cena faz com que o processo siga uma velocidade diferente, os Alien começam o combate em igualdade e o número de Predadores vai sendo reduzido, equilibrando o confronto. Para não estragar o filme não conto quem vence, apenas digo que os humanos vão sendo eliminados equitativamente por ambas as espécies. O filme está acima da fusão "Freddy vs. Jason" mas ao contrário do esperado não é de terror, é um filme de acção mais no género dos "Predator" que dos "Alien" e isso estraga a história. Os fãs de "MIB" irão gostar. O melhor do filme é um detalhe que em "Alien 3" fez vibrar os espectadores, e agora foi colocado estrategicamente no final que poderá ser origem de uma sequela ou pelo menos de um novo jogo de computador.

0 comentários: