13 de outubro de 2004

"Before Sunset" por César Nóbrega


AMOR À "SEGUNDA" VISTA

AVISO: Não l(v)er se não for extremamente, repito, extremamente romântico.

Antes de falar do filme e de dizer que gostei e muito, deixem-me falar do que se foi passando na sala, enquanto Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) redescobriam um amor à primeira vista: "sala à pinha", era uma daquelas ante-estreias promovidas pelas distribuidoras, com a oferta de bilhetes em uma qualquer rádio nacional. Um grupo de portuenses "rappers", entra para uma sessão que julga conter uns beijitos e, quem sabe, uma cena de sexo com uma bela actriz. Não podiam estar mais enganados... Durante 80 minutos vão ver um beijo - na cara - e não vão ver nenhuma cena de sexo. Resultado: passados dez minutos saem e a sala começa a ficar aliviada. Aos grupos de cinco vão saindo descontentes com um filme que fala da vida de duas pessoas que se amam, mas que sabem que não podem ficar juntas (será?). O "burburinho" na sala persiste, e até quando acaba, "Antes do Anoitecer" deixa-nos desconcertados.
Em 1995, o realizador norte-americano Richard Linklater juntou Ethan Hawke e Julie Delpy no romance "Antes do Amanhecer". O norte-americano Jesse conhece a francesa Celine num comboio europeu. A ligação entre ambos é demasiado forte para passar em branco e, por isso, passam as próximas 14 horas em Viena, fazendo sexo e tentando explorar um amor muito forte, até que se despedem e combinam encontrar-se de novo, no mesmo sítio, seis meses mais tarde. Um deles falta ao encontro e o amor parece diluir-se.
Nove anos depois, o mesmo Richard Linklater volta a juntar os dois para testar as barreiras do amor, acrescentando-lhes pormenores da vida pessoal dos actores. Jesse está em Paris, numa livraria, para promover o seu mais recente livro, a história de um amor que ficou por um encontro. Ao fundo sala, Jesse descobre Celine (mais tarde vai confessar que temeu não conseguir acabar a conferência de imprensa ao vê-la). Celine é uma activista e, ocasionalmente, escreve músicas. A canção que vai cantar a Jesse foi escrita por Julie Delpy, a actriz, como outras na banda sonora do filme. Curiosamente, Jesse tem de embarcar para Nova Iorque ao final do dia e, os dois, têm pouco tempo para recuperar o tempo perdido. Num passeio pelas ruas e jardins de Paris, e de barco pelo Sena, Jesse e Celine vão perceber que o tempo não apagou o amor, bem pelo contrário, transformou por completo a vida dos dois. O sentimento mais forte começa por ser a angústia, por todo aquele tempo terem vivido separados e, provavelmente, terem irremediavelmente afastado os seus rumos.
Quem não acreditar no amor à primeira vista, não acredita na segunda hipótese de encontrar o amor da sua vida, daí o meu aviso inicial. É preciso acreditar para se deixar envolver por uma conversa que dura 80 minutos e sonhar que, um dia, aquilo também nos pode acontecer. Tal como canta Nina Simone na banda sonora: "just in time, you've found me just in time, before you came my time was running low, i was lost the losing dice were tossed", Jesse e Celine estão juntos, não se sabe se para sempre, se por uma noite... isso fica ao critério de cada um, como fica o final do livro que escreveu.



Título Original: "Before Sunset" (EUA, 2004)
Realizador: Richard Linklater
Intérpretes: Ethan Hawke e Julie Delpy
Argumento: Richard Linklater
Fotografia: Lee Daniel
Música: Julie Delpy e Nina Simone
Género: Romance / Drama
Duração: 80 min
Sítio Oficial: http://wip.warnerbros.com/beforesunset


1 comentários:

Ana [Lua] disse...

Adorei o Antes de Amanhecer e, por isso, estou muito curiosa em ver este