4 de agosto de 2005

"Millions" por Nuno Reis

"The French have said ‘au revoir’ to the franc. The Germans have said ‘auf wiedersehen’ to the deutsch marc. And the Portuguese have said… whatever to their thing."


O jovem Damian aprendeu com o irmão que se disser às pessoas que a mãe morreu, uma trágica verdade, recebe sempre algo. Quando está sozinho no abrigo que construiu em cartão cai-lhe vindo do céu um saco desportivo cheio de libras, como ele tinha acabado de falar com Deus sobre a mãe é óbvio que foi Ele quem lhe deu o dinheiro. Deus é mesmo muito simpático. Damian imediatamente conta essa novidade ao irmão Anthony que o aconselha a guardar segredo, juntos conseguirão tirar um bom proveito dessa fortuna.

Enquanto Anthony acha que o dinheiro deve ser gasto, Damian acha que deve ser dado. E de ambas as formas as dezenas de libras vão desaparecendo mas os milhares não desaparecem assim tão facilmente. Com a mudança de ano muda a moeda e todo o país tenta trocar as últimas notas.
O jovem Damian sabe tudo sobre os santos e a sua imaginação faz com que eles lhe surjam sempre que necessários. Por conselho destes - afinal, os santos são modelos que todos deveriam seguir – vai alimentando os esfomeados e ajudando os necessitados. Até ao dia em que coloca mil libras num caixote que pretendia apenas recolher uns xelins. A responsável pelo peditório chama o pai deles à escola e a partir daí vai-se tornando parte da família para raiva de Anthony.
Os verdadeiros problemas surgem quando o legítimo dono do dinheiro começa a rondar e quando descobrem que é parte do saque de um dos maiores roubos já feitos em Inglaterra. Os planos para o gastarem, os nervos para o esconderem, a correria para o trocarem, tudo se sucede de forma fluída e coerente.

A parte de gastar dinheiro está bastante divertida, a parte de o trocarem foi muito bem conseguida, o criminoso a rondar poderia ser mais assustador ou mais despachado mas dessa forma não seria um filme tão juvenil. Retrata de forma ligeira vários problemas sociais e éticos, tem personagens divertidas e centra-se em crianças naturais (mais que os adultos). Foi um bom regresso de Danny Boyle à comédia depois de uma bem sucedida passagem pelo terror. James Nesbitt actua bem nos momentos em que tinha de intervir e a quase desconhecida Daisy Donovan consegue ter um papel memorável. Os dois miúdos realmente dominam o filme com destaque para Alexander Etel que poderia ter feito o filme todo sem ajuda. Os meus parabéns para o argumentista por ter tornado algo tão global como um país mudar de moeda em algo tão íntimo, por ter revelado aquilo que todos conhecemos como os maiores defeitos da humanidade e por ter mostrado que o dinheiro só serve para dar felicidade.




Título Original: "Millions" (EUA e Reino Unido, 2004)
Realizador: Danny Boyle
Intérpretes: Alex Nathan Etel, Lewis Owen McGibbon, James Nesbbit, Daisy Donovan
Argumento: Frank Cottrell Boyce
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Música: John Murphy
Género: Comédia/Crime/Drama
Duração: 98 min
Sítio Oficial: http://www.foxsearchlight.com/millions/

0 comentários: