19 de agosto de 2005

"The Skeleton Key" por Ricardo Clara


Quando Caroline Ellis (Kate Hudson), uma jovem enfermeira, decide ir trabalhar para os arredores de New Orleans para ajudar Ben Devereaux (John Hurt), uma recente vítima de um AVC, em estado terminal, não estaria concerteza à espera de descobrir que a casa onde moram encerra terríveis mistérios... Assim, a mulher de Ben, Violet Devereaux (Gena Rowlands), desvenda que naquela mesma casa foram assassinados dois criados, praticantes de Voodoo, e que desde então os seus espíritos vagueiam pela casa.
Mais um filme fraquinho que este Verão 2005 nos proporciona. Realizado por Iain Softley ("K-PAX" - 2001), o argumento chega-nos pela mão de Ehren Kruger, a autora dos filmes "The Ring" e também de "The Brothers Grimm", um esperado filme que estreará ainda este ano, dirigido pelo incontornável Terry Gilliam. Inicialmente, o filme não passa de um grande lugar-comum, "mais do mesmo", onde um casarão com presenças fantasmagóricas assusta uma jovem protagonista feminina, que apesar de assustada, vasculha constantemente a casa. Descobertos os poderes do Voodoo, milenar religião africana, com uma forte componente mística (o hoodoo), numa espécie de magia negra, Caroline assume que o velho Ben está sobre o efeito de um forte conjuro, um "feitiço" que o prende, por ora, a uma cadeira de rodas. Num ambiente tipicamente sulista, mas que nunca consegue captar a verdadeira essência desta comunidade muito específica do estado de Louisiana, "The Skeleton Key" / "A Chave" apresenta-nos um papel bastante interessante de Gena Rowlands (mas com um desenrolar final um pouco patético), John Hurt num papel muito limitado (por razões óbvias), mas que termina com um daqueles twists finais que, por serem inesperados, tornam o filme mais interessante do que se suporia inicialmente.



Título Original: "The Skeleton Key" (EUA, 2005)
Realizador: Iain Softley
Intérpretes: Kate Hudson, John Hurt, Gena Rowlands e Peter Sarsgaard
Argumento: Ehren Kruger
Fotografia: Daniel Mindel
Música: Ed Shearmur
Género:Terror / Mistério / Thriller
Duração: 104 min
Sítio Oficial: http://www.theskeletonkeymovie.com


2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de uma crítica menos boa, devo dizer que o filme superou as minhas expectativas. Tudo bem que não "agarra" tanto a pessoa como The Ring, mas mesmo assim não saí desiludido do cinema. A história podia ser um pouco mais trabalhada e algumas das personagens mais aprofundadas, mas considero um bom filme que escapa aos fracassos a que o cinema nos tem habituado ultimamente. Quanto ao final, como a protagonista afirmou numa entrevista era "surpreendente" e de facto foi!
Os meus cumprimentos!

David Santos disse...

um dos piores filmes!
2/10