6 de setembro de 2008

"Frontiére(s)" por António Reis

O cinema francês de terror teve em 2007 um bom ano, sobretudo pelo desempenho dos seus independentes. MOTELx recupera dois dos bons exemplos, o extraordinário "A L’Intérieur" que passou com enorme sucesso em todos os festivais do fantástico e este "Frontiére(s)", menos conseguido e interessante que o primeiro, mas mesmo assim suficientemente atractivo para um público do "Midnight Scream". Claro que Karina Testa é bem melhor ao vivo que como actriz, mas "Frontiére(s)" cumpre com eficácia narrativa e impecável produção técnica o seu objectivo de manter o espectador agarrado à cadeira. Com alguma crítica social, alguma dose de surrealismo kitsch e um humor truculento e escatológico, "Frontiére(s)" está nas várias fronteiras do fantástico. Capaz de deixar os estômagos mais resistentes indispostos, insistindo até à exaustão nas cenas de gore e de violência quase gratuita, é um filme de série B nas suas intenções, mas com produção muito acima da média.

O ano horribilis de 2007 em França com os seus violentos motins nos subúrbios, é o fio condutor na história. Um pequeno bando de delinquentes foge da polícia e da confusão com um ferido e procuram refúgio na vida campestre de uma quinta isolada perto de uma qualquer fronteira. Para quem esperava recompor-se do stress da vida urbana escolheram o local errado pois esta quinta esconde o inferno. Um patriarca proto-nazi, seus filhos que herdaram o gene da loucura e até os animais da quinta todos juntos constituem uma experiência de terror onde a morte seria o menor dos males.

Para audiências da meia-noite "Frontiére(s)" é um must. Para os amantes do fantástico é apenas uma curiosidade do gore de interesse reduzido ainda que curioso. Se o público aderir e participar, o filme pode ser uma festa.


Título Original: "Frontière(s)" (França, Suíça, 2007)
Realização: Xavier Gens
Argumento: Xavier Gens
Intérpretes: Karina Testa, Aurélien Wiik, Maud Forget, Samuel Le Bihan, Amélie Daure
Fotografia: Laurent Barès
Música: Jean-Pierre Taieb
Género: Drama,Horror, Thriller
Duração: 108 min.
Sítio Oficial: http://www.frontiersunrated.com/

0 comentários: