3 de novembro de 2008

"In Bruges" por Nuno Reis


Martin McDonagh como dramaturgo arrebatou os principais prémios ingleses, e já tem quatro nomeações para os americanos Tony. Quando um autor de teatro tem dez anos de sucesso e decide fazer cinema, não é surpreendente que ganhe logo o Oscar de melhor curta. Se depois disso fizer uma longa-metragem o sucesso já é esperado. Por isso mesmo "In Bruges" foi o filme de inauguração do festival de Sundance.

Ken e Ray são dois assassinos contratados britânicos que se escondem em Bruges quando um trabalho não corre bem. Enquanto Ken não tem problemas de consciência e pretende aproveitar a viagem para fazer turismo e conhecer a cidade medieval, Ray ainda busca redenção pelos seus pecados e acha que o inferno é ter de passar a eternidade em Bruges. Nas suas deambulações pelas velhas ruas vão falando da vida e da morte, vão convivendo a bem e a mal com a população local e vão fazer muita confusão. Os filmes de gangsters não voltarão a ser os mesmos depois deste.

Por ter escrito peças de rádio McDonagh dá muita atenção aos diálogos. Se o que atrai o espectador são as estrelas do elenco, de certeza que o que será recordado mais tarde (muito mais tarde) são os alucinantes diálogos. Esta comédia negra está recheada de frases brilhantes que aqui, inacreditavelmente, encontram contexto. Temas tão diversos como anti-americanismo, cinema, morte, homossexualidade, anões, droga, cavalheirismo, prostituição, guerras raciais, tudo aparece vindo não se sabe bem de onde e tudo encontra um lugar, tal como os actores que vêm de meia dúzia de países para criar um autêntico choque cultural.

Apesar de ser um filme inteligente "In Bruges" pode ser difícil de apreciar pelo uso de um novo humor britânico (aquele com sotaque irlandês). Por vezes é perturbador e para uma maioria não será totalmente apreciado à primeira. Contudo mesmo que não se queira é daqueles filmes que nos marca e recupera uma crueza que começava a faltar na arte cinematográfica.


Título Original: "In Bruges" (EUA, Reino Unido, 2008)
Realização: Martin McDonagh
Argumento: Martin McDonagh
Intérpretes: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Clémence Poésy, Ralph Fiennes, Thekla Reuten
Fotografia: Eigil Bryld
Música: Carter Burwell
Género: Coméda, Crime, Drama
Duração: 107 min.
Sítio Oficial: http://www.inbruges.co.uk/

0 comentários: