24 de novembro de 2008

O Ataque dos Clones


Hollywood é uma máquina imparável de fazer filmes. Todos os dias aparecem centenas de pessoas a tentar a sorte no mundo do cinema, alguns acham que têm talento e outros apenas trazem uma ideia. Se para os primeiros não é fácil, bem pior estão os segundos porque as ideias que os estúdios querem realmente são as que já foram testadas e aprovadas. As produções milionárias de super-heróis e de séries televisivas já passaram de moda, o novo nicho de mercado é com remakes. Pegar num filme que criou uma legião de fãs e inventar-lhe uma sequela dá trabalho, é mais simples voltar a fazê-lo. A semana passada ficou marcada por dois anúncios tenebrosos.

Primeiro Spielberg quer refazer "OldBoy", o filme de culto do século XXI. O protagonista nesta nova versão seria Will SMith. Não só o filme está perfeito e dispensa melhorias cosméticas, como não reconheço a Spielberg talento para se comparar a Park Chan-wook em tão ambiciosa trama. Felizmente já dizem que não é exactamente um remake, é um outro ponto de vista sobre o comic de Minegishi Nobuaki que inspirou o filme coreano. Vai contar a história de um homem que passou quinze anos encarcerado, mas não a mesma história. Agora a pergunta é: tirando o que vimos em "Oldboy" que mais pode merecer um filme?

No fim-de-semana o descalabro foi completo. Aparentemente também "The Host" vai ter direito a remake. Este já se imaginava. Tem tudo o que é preciso para ser um sucesso de bilheteiras e facilmente é deslocado para outro país. O problema é quem o vai fazer. Gore Verbisnki produz, mas a realização ficou entregue a Fredrik Bond que tem no currículo apenas uma curta e vários clips de Moby. Sendo um clássico assegurado, não poderiam dá-lo a alguém que soubesse o que fazer?

2 comentários:

JB disse...

Se Spielberg não tem talento para adaptar, quem terá? Mas atenção que não vai fazer a adaptação de "Oldboy" mas antes de outros Manga da mesma colecção.

Sobre "The Host", realmente já se estaria á espera. Vamos ver como corre, mas não estou á espera de nada de especial. mais um monster-movie.

Nuno disse...

Se a adaptação é de outro livro que não "Oldboy" porque foi anunciado dessa forma? Acho que vão fazer algo, mas ainda está muito indefinido e o anúncio foi precipitado.

Spielberg é um realizador incrível, mas este filme não faz o seu estilo. Prefiro manter apenas a trilogia da vingança na minha memória.

Quanto ao novo "The Host" é mesmo um filme a perder.

Obrigado pela visita e pela opinião.