8 de novembro de 2008

"Blindness" por Nuno Reis


Grande expectativa acompanha a estreia da mais mediática obra cinematográfica baseada num argumento português. Depois de meio ano a percorrer os mais diversos festivais chega hoje a Portugal, no festival do Funchal. A estreia no continente será já na quinta-feira.

Num local e tempo incertos - mas terrivelmente próximos – um homem de repente perde a visão. Apenas vislumbra branco. Sem que nenhum médico perceba o que se passa, subitamente todos começam a sofrer do mesmo e o governo tem de lidar com esta situação de emergência que coloca em risco o mundo.

O ser humano é terrivelmente assustadiço e obstinado quando enfrenta o desconhecido. Vendo-se perante algo que não consegue compreender ou controlar entra em desespero e aplica as mais estranhas medidas. Neste caso isso significa quarentena obrigatória para todos os infectados. Com o avanço da doença isso acaba por ser literalmente toda a população. Entre os infectados nem todos desejam o mesmo, enquanto uns pensam no bem comum, outros pensam apenas em si. E uma mulher, aquela que tudo vê, pensa em tanta gente que nem tem tempo para pensar em si mesma.

"Blindness" é um título pouco fiel ao tema que é tratado neste filme. "Ensaio sobre a Cegueira", como foi baptizado pelo homem que idealizou tudo isto, é bem mais apropriado pois indica quão complexo é aquilo que aqui se apresenta por trás da metáfora da cegueira. Nesse mundo novo onde nada é visto a humanidade vai ter de se redescobrir. Quando não há lei a escória da sociedade tenta ser alguém e faz valer a falta de princípios morais para se impor. O nojo que possam causar ao espectador infelizmente é um retrato possível daquilo que o ser humano reprime no mundo civilizado.
Temas tão diferentes como o direito à vida e à dignidade são alternados com a amizade, a dependência de alguém, e o sentido da vida. Ajuda também a compreender a vida dos cegos actuais, aqueles que por serem uma minoria não preocupante não são acompanhados pelas autoridades. É verdade que no filme os cegos reais são parte do mal (em terra de novos-cegos o velho-cego é rei), mas no final talvez sejam mais compreendidos.

O filme está bem feito apesar de por vezes parecer um pouco artificial. Não está ao nível do livro, mas cumpre plenamente a sua missão de obrigar a reflectir. Por isso é que o título ensaio se adequa tão bem. Interessa reparar que além da localização não ser especificada também as personagens são anónimas. Se a cidade raramente interessa para fazer uma história, cruzar uma mão-cheia de pessoas sem nome em livro é simplesmente inacreditável.


Título Original: "Blindness" (Brasil, Canadá, Japão, 2008)
Realização: Fernando Meirelles
Argumento: Don McKellar baseado no livro de José Saramago
Intérpretes: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Yusuke Iseya, Yoshino Kimura, Don McKellar, Danny Glover, Gael García Bernal
Fotografia: César Charlone
Música: Marco Antônio Guimarães
Género: Drama, Mistério, Romance, Thriller
Duração: 120 min.
Sítio Oficial: http://www.blindness-themovie.com/

0 comentários: