4 de julho de 2014

Curtas 2014 começa amanhã


Leiam a versão abreviada do comunicado.

O 22º Curtas Vila do Conde abre no próximo sábado com a ante-estreia nacional de «Night Moves», o mais recente filme de Kelly Reichardt estrelado por Dakota Fanning e Jesse Eisenberg. Com presenças nos principais festivais de cinema, vários prémios e a indústria independente americana a seus pés, Kelly Reichardt é um nome incontornável do novo cinema americano. A realizadora vai estar presente no 22º Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema que apresenta, este ano, todas as longas-metragens da cineasta.

O 22º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema dedica, este ano, particular atenção à relação entre o cinema e o futebol, pelo que, para a cerimónia de abertura está também reservada a exibição de um documentário sobre o milésimo golo de Pelé, marcado a 19 de Novembro 1969, no estádio do Maracanã.

Com o apoio do Rio Ave Futebol Clube, associando-se à comemoração do 75º aniversário do clube, o Curtas Vila do Conde convidou o artista austríaco Josef Dabernig a fotografar o Estádio do Rio Ave para incluí-lo na sua exposição «SPORTS GROUNDS AND STADIUMS». No âmbito do programa "Fora de Jogo!", Josef Dabernig apresenta a sua visão sobre o tema através de um conjunto de fotografias de estádios de futebol, que coleciona pelo mundo fora há quase uma década. A exposição será apresentada em Portugal pela primeira vez, estando a abertura agendada para Sábado, dia 5 às 15h00, no Teatro Municipal.

Pelas 15h30, com a exibição do filme «Matraquilhos», terá lugar a sessão de abertura do Curtinhas, um mini-festival pensado e dirigido ao público infanto-juvenil, com sessões competitivas avaliadas por um Júri composto exclusivamente por crianças. «Matraquilhos» é um dos maiores sucessos de bilheteira da história do cinema da Argentina, tendo batido o recorde para melhor estreia de sempre de um filme argentino! A animação conta a história de Amadeu, um adolescente popular com muitas aventuras e amigos fora do normal, que joga matraquilhos como um campeão. Ele tem uma vida fantástica e duas grandes paixões: os matraquilhos e a Laurita. Até que um dia tudo muda...

Para além das sessões de filmes em competição, o Curtinhas oferece o Espaço Infantil Brincar ao Cinema, onde os pais podem deixar as crianças participar em tarefas educativas relacionadas com o cinema de animação, enquanto assistem a outras sessões do Festival.

A encerrar o programa de abertura do 22º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, destaque para o filme-concerto da banda peixe:avião, naquele que será o primeiro de uma série de concertos da secção Stereo, apoiada pela Fnac Portugal.

Nascidos no verão de 2007, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional e a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante. Cabe à banda de Braga musicar um clássico do período do cinema mudo: o filme «Ménilmontant», a partir da meia-noite.

Este ano, o sempre apetecido palmarés do Curtas Vila do Conde será reforçado com três novos prémios, atribuindo mais de uma dezena galardões.

De 5 a 13 de Julho, Vila do Conde será, mais uma vez, a capital portuguesa do cinema!

0 comentários: