24 de julho de 2003

"Terminator 3: Rise of the Machines" por Ricardo Clara





O Terminator está de volta, e pior do que nunca. Arnold Schwarzenegger volta à pele de "T-800", um velho modelo de um exterminador robótico que vem do futuro para proteger John Connor (Nick Stahl) não de Robert "T1000" Patrick, mas agora do mais avançado exterminador alguma vez criado - o "T-X" (Kristanna Loken). Connor, agora com 20 e poucos anos, e um viajante sem casa, é confrontado com o envio de uma nova máquina para acabar não só com a sua vida, mas também de aqueles que no futuro serão os braços direitos do líder da resistência humana.
O filme é um enorme dejá-vu. Realizado agora por Jonathan Mostow ("U-571"), "Terminator 3: Rise of the Machines" abusa da fórmula utilizada por James Cameron no filme que antecedeu esta nova produção. É inquestionável que a espectacularidade dos efeitos especiais se revela de enorme qualidade (como na cena da perseguição com o camião guindaste e posteriormente com o camião cisterna dos bombeiros). Ora este abuso das premissas anteriores não é feito com a magia Cameron, mas como uma cópia de fraca qualidade por parte de Mostow. É o exterminador assassino que persegue o alvo a pé, mais rápido que um carro, é a chegada de Schwarzenegger do futuro, e a procura de roupa, ou o primeiro contacto Connor/"T-800", com a fuga do primeiro pensando que o segundo o vinha matar. Tudo visto em filmes anteriores.





Esta terceira parte do filme pouco inova, mas fá-lo em dois aspectos: abre um parênteses de humor, não assentando unicamente na frase feita ("I'll be back"), mas ridicularizando o aspecto do exterminador salvador (confrontar, por exemplo, os primeiros óculos de sol de Schwarzenegger); e introduz dados novos, explicativos da trama e da verdadeira razão da Skynet se apoderar do mundo através da ascensão das máquinas. Em termos visuais, o filme está bem conseguido, mas analisando a composição sonora deparamo-nos com um decréscimo de qualidade vertiginoso, sendo quase de corar a banda sonora deste em comparação com a dos antecessores.
Arnie continua igual a si mesmo, pesado e cinquentão, um robot humano na pele de um organismo cibernético. Já Kristanna Loken é um "T-X" por méritos corporais e não de interpretação, será sem dúvida um deleite visual para qualquer homem. Nick Stahl e Claire Danes completam o núcleo duro do grupo de actores principais deste filme. Curiosamente, Danes participa noutro filme que estreia esta semana, "It's All About Love".
Fica então em aberto a possibilidade de um quarto filme. Pessoalmente, não creio. Porque Arnie não está novo, porque a história fica contada, porque Arnie não está novo e porque existiram problemas financeiros a mais na produção desta película. Ah!, e porque Arnie não está novo. É um popcorn movie para qualquer cinéfilo ver, mas sem grandes esperanças...

Título Original: "Terminator 3: Rise of the Machines"
Realizador: Jonathan Mostow
Intérpretes: Arnold Schwarzenegger, Nick Stahl, Claire Danes
Argumento: James Cameron e Gale Anne Hurd
Fotografia: Don Burgess
Música: Marco Beltrami
Género: Ficção Científica
Duração: 120
Sítio oficial: http://www.terminator3.com

0 comentários: