30 de março de 2004

"Lá Fora" por César Nóbrega


O AMOR É UM "GAJO" ESTRANHO

O mais recente filme de Sofia Coppola "Lost in Translation" chegou a Portugal rotulado com o nome "O Amor é um Lugar Estranho", gostemos ou não, há algum fundo de verdade, apesar do original ser, obviamente, o mais acertado - um tiro em cheio. Se a nova fita de Fernando Lopes necessitasse de um sub-título só poderia ser "O Amor é um "Gajo" Estranho", tal é a forma como dá a volta a uma das peças fundamentais do enredo. Se acha que já viu todas as histórias de amor… então pense outra vez.
Neste século XXI é comum ouvirmos dizer que se vive a 200 à hora. As pessoas deixaram de ter tempo para coisas tão simples como o amor. Dois dos mundos envenenados por esta filosofia de vida são o da comunicação social e o da bolsa. O realizador Fernando Lopes e o crítico de cinema João Lopes escolheram uma jornalista e um corretor de bolsa para a sua primeira colaboração no cinema. A partir de uma ideia original do realizador de "Belarmino" (1964) ou "O Delfim" (2002), um dos mais prestigiados críticos da sétima arte em Portugal, actualmente a no Diário de Notícias e na Antena 1, escreveu a história de Laura e José Maria. João Lopes não é propriamente um novato, já que, em 1987, fez com Herman José o argumento para "O Querido Lilás" de Artur Semedo.
Alexandra Lencastre é Laura Albuquerque uma conhecida apresentadora de televisão. Rogério Samora é José Maria Cristiano um corretor da bolsa internacional. No seu condomínio de luxo, José Maria controla a sua vida, os seus negócios e a nova inquilina, a bela Laura. Aos poucos e poucos o corretor envolve-se num curioso jogo obsessivo. José Maria acredita que Laura pode vir a ser a sua mulher, durante os noticiários televisivos, por exemplo, ensaia conversas e planeia estratégias para apanhar na rede a sua mais recente conquista. Mas , no "jogo do gato e do rato" nem sempre sabemos quem ganha porque, várias vezes, o gato é traído pelos seus sonhos de grandeza.
Quando tudo nos leva a crer que estamos perante uma história fútil e desinteressante, como nos parecem os seus personagens, somos surpreendidos com o cúmulo do romantismo.
Além de Alexandra Lencastre e Rogério Samora, "Lá Fora" com a participação de Ana Zanatti, Maria João Abreu e Miguel Guilherme, entre outros. Depois das aventuras no velho regime, em "O Delfim", Fernando Lopes volta a juntar o seu casal "fetiche" para uma história de amor… impossível, com pormenores interessantes, como o do "fade out" da relação entre José Maria e a ex-mulher, e diálogos riquíssimos, nomeadamente, o de Laura com a psicanalista - a ver com muita atenção.


Título Original: "Lá Fora" (Portugal, 2004)
Realizador: Fernando Lopes
Intérpretes: Alexandra Lencastre, Rogério Samora, Ana Zanatti e Maria João Abreu
Argumento: João Lopes
Fotografia: Edmundo Díaz
Música: Pedro Melo e Gérard Rousseau
Género: Drama
Sítio Oficial: http://www.madragoafilmes.pt/lafora


0 comentários: