13 de março de 2004

O atentado e o cinema fantástico



malaga 2004


O recente atentado em Espanha fez com que todos os cinemas da capital fechassem as suas portas durante esse dia, atitude repetida por todo o país.
Em Málaga o grande prejudicado com a solidariedade foi o festival de cinema fantástico organizado pela Universidade, na sua 14ª edição, que perdeu as sessões dos seus dois últimos dias apesar de as salas permanecerem abertas para que o vazio simbolizasse o luto nacional.


Os principais vencedores foram títulos já conhecidos do público português através do Fantasporto 2004 "Robot Stories e "Fear X", este último já estreado comercialmente.


O júri oficial considerou como melhor filme o já referido "Robot Stories" que venceu também melhor realizador (Greg Pak) e melhor actriz (Wai Ching Ho). "Love Object" de Robert Parigi venceu na categoria de melhor actor (Desmond Harrington) e argumento (pelo realizador). Harrington apareceu noutro filme deste Fantas, "Wrong Turn" que estreará já na quinta-feira. "Fear X" por sua vez levou o troféu para melhor fotografia. Outros dos vencedores foram "Pyrokinesis" em efeitos especiais, "7:35 de la Mañana" melhor curta de ficção e "Das Rat" como melhor curta de animação.


O júri jovem considerou melhor filme "Fear X", o prémio de melhor curta de ficção foi atribuído ex-aequo a "Las Superamigas Contra el Profesor Vinilo" e "El Ciclo" e melhor curta de animação a "The Separation". Ainda houve menções especiais para a estrela de "Fear X", John Turturro, e para o realizador Takashi Shimizu pelo filme "Ju-on: The Grudge 2".


Os prémios do público foram para a longa "Robot Stories", para a curta ficcional "El Tren de la Bruja" e para a animação "The Separation".


Uma maratona "The Lord of the Rings" que estava prevista para ontem será exibida hoje.

0 comentários: