9 de junho de 2004

Happy Birthday Donald Duck


Faz hoje 70 anos que "nasceu" Donald Duck (Pato Donald). Coloco a palavra nasceu entre aspas porque não existem indícios quanto ao dia em que nasceu, mas sabe-se o dia exacto em que ele apareceu pela primeira vez: foi no dia 9 de Junho de 1934, num cartoon intitulado "The Wise Little Hen", uma fábula sobre uma mãe que necessita de ajuda para as suas culturas. Surge então Donald Duck e o seu amigo Peter Pig, que se recusam a
dar o seu apoio, tendo esta mãe que recorrer à ajuda dos seus filhos, e quando terminaram a mesa encheu-se de petiscos, e Donald e o seu amigo, agora par gastronómico interessado, não foram convidados. A 7 de Fevereiro de 1938 já possuía uma tira diária num jornal, e em meados de 1940 ultrapassava o até então grande personagem Disney que é Mickey Mouse (Rato Mickey). Depois de uma jornada pela América do Sul, Walt Disney decidiu produzir duas médias metragens, "Saludos Amigos" e "The Three Caballeros", que combinou imagem real (com a presença de Dora Luz ou o próprio Walt Disney) e imagem animada, onde a voz de Donald Duck era interpretada pelo inesquecível Clarence Nash. Ambas as obras, apesar de feitas com propósitos políticos, tiveram uma enorme aceitação nos EUA. Acrescente-se que este tour sul-americano decorreu no início dos anos 40. Mas a influência política não ficou por aqui. Em "Der Fuehrer's Face", Donald tem um pesadelo onde se encontra em plena Alemanha nazi, prestando vassalagem ao füehrer e trabalhando numa fábrica de munições, acabando por acordar à sombra da Estátua da Liberdade, feliz por ser cidadão americano. Depois de inúmeros filmes com o pato como protagonista (mais de 150), tendo como pano de fundo inúmeros cenários (desde o Velho Oeste, passando por tribunais ou paisagens idílicas), este simpático personagem tornou-se mundialmente famoso, girando á sua volta (e das outras criações Disney) uma panafernália de merchandising, tendo sido criados inclusive parques temáticos em alguns pontos do globo (as Disneylândias). Em 1984, o conhecido apresentador Dick Van Dyke dirigiu uma homenagem aos 50 anos do aniversariante, com uma emissão especial na CBS.







Um temperamento difícil ou Uma família de paciência

Donald Duck, um pato com coração de ouro que desiste facilmente dos seus objectivos, mas nunca recusa uma boa luta. O seu nome do meio é Fauntleroy, e só por uma vez é que apareceu referido num cartoon. Vive com os seus três sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luisinho e namora com a pata Margarida. Tem o tio mais sovina do mundo - Tio Patinhas, e ainda uma avó, Vovó Donalda. Teve incompatibilidades com o seu vizinho Silva e com o seu primo Gastão, o sortudo, e nas bandas desenhadas italianas ainda se mascarou de Super-Pato. Só por uma vez se referiu à mãe, num dos imensos cartoons de Carl Barks, onde exclamou: "My own mother wouldn't know me now!". Quase sempre vestido de marinheiro, esta personagem que povoou o imaginário de milhões de pessoas de todo o mundo celebra hoje 70 anos de existência.


Para saber mais sobre a Disney: http://disney.go.com

0 comentários: