21 de agosto de 2004

"Garfield" por Ricardo Clara


Surgido pela primeira vez a 19 de Junho de 1978 , Garfield, um gato obeso, muito preguiçoso e adorador de lasanha, foi criado pelo cartonista norte-americano Jim Davis, o qual teve uma enorme dificuldade em publicar o seu trabalho, que agora preenche o imaginário e as páginas de mais de 2600 jornais em todo o mundo. A primeira aparição foi feita na cozinha do restaurante italiano Mama Leone, onde um gato muito novo, mas bastante grande para a idade, obrigou o dono do restaurante a vendê-lo a uma loja de animais para não perder o negócio (por razões óbvias). Condenado a lá ficar, o seu destino muda com a entrada na loja daquele que iria ser o seu futuro dono: Jon Arbuckle. A 7 de Agosto de 1978, Jon acolhe em sua casa Lyman, que leva um cão de nome Odie. Mais tarde Lyman desaparece, deixando Odie como novo companheiro de Garfield. A 10 de Outubro do mesmo ano surge pela primeira vez Pooky, o seu urso de peluche e a 3 de Setembro aparece Nermal, um adorável gato que levou Garfield a afirmar: "He's cute... and I hate 'cute'".
Estreou esta semana "Garfield", pela mão de Peter Hewitt, um realizador que tem neste filme uma primeira obra de nome no mundo do cinema. Jon Arbuckle (Breckin Meyer - "Kate & Leopold" (2001), o dono do gato Garfield (com a voz de Bill Murray) aceita de Liz (Jennifer Love Hewitt - "I Know What You Did Last Summer" (1997), veterinária, um cão de nome Odie, num acto de simpatia decorrente do interesse que demonstra por ela. Não muito contente com a chegada do novo inquilino, o faminto felino fecha Odie na rua, o qual foge e vem a ser posteriormente recolhido por Happy Chapman (Stephen Tobolowsky - "Freaky Friday" (2003), um apresentador televisivo com más ideias quanto ao futuro do canídeo. Cheio de remorsos, Garfield parte em busca de Odie com o intuito de o salvar.
É fraquíssima esta primeira adaptação cinematográfica do gato criado por Jim Davis que nos chegou esta semana às salas de cinema. Com Bill Murray a salvar parte do filme, contribuindo largamente com a sua voz para o gato, "Garfield" é um exemplo de má animação, numa altura em que nos chegam exemplos vindo de "Shrek 2" ou mesmo de "Finding Nemo" quanto à animação por computador. Com movimentos presos e descoordenados, Garfield é uma marioneta desconcertante em certas situações, chegando por vezes a interacção com as personagens humanas a revelar-se desastrosa e muito pouco reais, com os movimentos humanos a não corresponderem minimamente aos movimentos do felino. Com um argumento básico e inventivo quanto a certas personagens, este filme deixa uma indicação:o Verão do cinema ainda anda por aí.


Título Original: "Garfield" (EUA, 2004)
Realizador: Peter Hewitt
Intérpretes: Breckin Meyer, Jennifer Love Hewitt e Bill Murray (voz)
Argumento: Jim Davis e Joel Cohen
Fotografia: Dean Cundey
Música: Christophe Beck
Género: Comédia / Animação
Duração: 80 min
Sítio Oficial: http://www.garfieldmovie.com


0 comentários: