31 de março de 2006

"Capote" por Nuno Reis


Capote possivelmente foi um dos autores mais marcantes do século passado. Em 1961 muitos pensaram que tinha atingido o pico da fama pois em simultâneo com a adaptação do seu livro “Breakfast at Tiffany’s” para cinema, foi um dos responsáveis pela adaptação de uma das obras primas de Henry James para cinema: depois de diversos filmes homónimos “Turn of the Screw” finalmente tornou-se um clássico com o título “The Innocents”. O jornalista tinha atingido a consagração, agora para ser melhor teria de ser excelente, e é a isso que se propõe.
A tragédia a que Capote se associou para atingir esse objectivo foi um massacre inexplicável ocorrido numa pequena vila do Kansas. Apoiado pela sua vizinha Harper Lee (que seria a autora de “To Kill a Mockingbird”) parte para lá. Não procura desvendar o mistério, apenas pretende captar as emoções e torná-las num livro inesquecível.
Este filme narra a vida de Capote no tempo que decorreu entre a primeira publicação do crime num jornal até à publicação do livro, o seu último. Conta os problemas do homem e do escritor, os seus desejos, a sua forma de trabalhar e as suas relações dando especial destaque à amizade criada com Perry Smith, um dos criminosos. Capote é uma constante surpresa a todos os níveis e isso deve-se ao talento do actor que o encarnou. Hoffman já participou em diversos grandes filmes e era um talento comprovado, teve diversos troféus mas também a ele faltava a joía da coroa. Logo à primeira nomeação e sem discussão, venceu nos Globes, nos Bafta e ainda nos Oscares.
O filme tenta utilizar a reviravolta de “In Cold Blood” para fechar mas para quem tenha lido o livro ou visto o filme decerto que essa surpresa não foi esquecida por isso o filme termina de forma um pouco inglória. É uma reconstituição brilhante e a interpretação de Philip Seymour Hoffman foi a melhor do ano para a Academia. O resto do filme é apenas o suporte.


Título Original: "Capote" (EUA, 2005)
Realização: Bennett Miller
Intérpretes: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper e Bruce Greenwood
Argumento: Dan Futterman adaptou o livro de Gerald Clarke
Fotografia: Adam Kimmel
Música: Mychael Danna
Género: Biografia/Drama
Duração: 114 min.
Sítio Oficial: http://www.sonyclassics.com/capote/

0 comentários: