19 de fevereiro de 2007

Fantasporto 2007 - Dia 1 - Programação

Rivoli - Grande Auditório

Segunda-feira, 19 de Fevereiro

15.00h - X-MEN (EUA/USA) de Bryan Singer (Retro Super Heróis) - v.o. leg. port.
A febre dos super-herois poderia ter sido uma gripe passageira. Mas graças à receita de Bryan Singer- X-Men - tornou-se um dos filões mais rentáveis e perenes que o cinema fantástico já explorou. X-Men tem um fartote de personagens dotadas de superpoderes nas mais variadas áreas, mutantes para todos os gostos: poderes psíquicos, força extraordinária, capacidade de moldarem o aço ou o próprio corpo para além do imaginável, entre outras habilidades só possíveis na galeria dos super-heróis. O elenco reúne alguns dos veteranos cinema fantástico (Patrick Stewart da saga "Star Trek", Ian McKellen pós-Gandalf) e as novas estrelas como Hugh Jackman, Anna Paquin, Halle Berry e Rebecca Romijn.

17.30h - SPIDER-MAN, O HOMEM ARANHA (EUA/USA) de Sam Raimi (Retro Super Heróis) - v. o. leg. port.
Um dos mais populares heróis do universo Marvel, o Homem Aranha não foge às convenções desta galeria de personagens. Uma dupla personalidade, uma mutação originada por uma experiência científica que correu mal, um herói solitário e incompreendido cuja missão é proteger a Humanidade dos inúmeros vilões que a infestam. Um dos maiores realizadores do fantástico - Sam Raimi, de "Evil Dead" - não resistiu à atracção de um desafio aliciante: utilizar a tecnologia digital de ponta para tornar plausível as aventuras saltitantes deste Homem-Aranha. O resultado é dos melhores pela espectacularidade dos efeitos e pelo talento dos actores (Tobey Maguire, Kirsten Dunst, Willem Dafoe e James Franco) que dão vida de forma plausível a uma lenda.

21.15h - CATWOMAN (EUA/USA) de Pitof (Retro Super Heróis) - v. o. leg. port.
Quem não se lembra de ouvir Michelle Pfeiffer a miar no filme de Tim Burton? Tão poderosa foi a personagem que, desde aquela altura, surgiram possibilidades da gata se divorciar do morcego e tentar uma aventura a solo, passando de secundária a super-heroína. Apesar dos seus 47 anos Michelle Pfeiffer poderia ter regressado à personagem. No entanto a escolhida foi uma mais jovem Halle Berry, que no ano anterior ganhara o Oscar. A cargo do francês Pitof (realizador de um interessante "Vidocq"), a actriz Halle Berry compõe uma personagem de um erotismo mais acentuado. Uma boa banda sonora e efeitos especiais quanto baste numa adaptação fora do vulgar dos comics.

23.30h - ELEKTRA (EUA/USA) de Rob Bowman (Retro Super Heróis) - v. o. leg. port.
O argumento deste spin-off de "Demolidor - O Homem sem Medo" é da autoria de Zak Penn, um dos responsáveis pelo criativo "Last Action Hero". Uma das personagens mais misteriosas e se calhar menos conhecidas do universo Marvel mereceu a sua oportunidade no grande ecrã ao lado do Demolidor. A interpretação de Jennifer Garner convenceu os produtores a realizar um filme em que a perspectiva era centrada na figura de Elektra. Esta linda, rica e letal lutadora terá por missão proteger uma jovem que está predestinada a ser como ela. Os papeis principais foram entregues a estrelas de séries televisivas, como Jennifer Garner de "Alias", e Goran Visnic de "ER", sendo a realização de Rob Bowman, responsável por vários episódios e pelo filme de "X-Files".

Rivoli - Pequeno Auditório

15.15h - BATTLE OF PLANETS (EUA/USA) de Alan Dinehart - v.o. leg. port.
Uma das séries de culto de animação, Battle of Planets (1978), serviu de base para o filme homónimo. Cinco orfãos, Mark, Jason, Princesa, Keyop e Tiny, tornam-se heróis da Galáxia. Com implantes cerebrais e ajudados pelo guardião robot 7-Zark-7, os miúdos formam a G-Force.

17.15h - CURTAS DE BILL PLYMPTON 1 (EUA/USA) (Plymptoons) - v.o. ingl.
Matt Groening, criador dos The Simpsons escreveu: Plympton partilha de um lugar no Olimpo entre os deuses da animação. Mas quando desce do seu pedestal para o mundo do cinema de animação independente ele e só ele é o detentor da coroa de Rei. O Fantasporto exibe as suas melhores curtas metragens.
Os filmes a exibir:
SELF PORTRAIT
THE TURN ON
LUCAS, THE EAR OF THE CORN
BOOMTOWN
DRAWING LESSON #2
YOUR FACE
LOVE IN THE FAST LANE
ONE OF THOSE DAYS
HOW TO KISS
25 WAYS TO QUIT SMOKING
245 DAYS
NOODLE EAR
HUMAN RIGHTS
ENVIROMENTAL: ACID RAIN
TRIVIAL PURSUIT
SUGAR DELIGHT
SUGAR DELIGHT 2
PREVIOUS LIVES
PREVIOUS LIVES 2
PLYMTOONS
DRAW
FADED ROADS
HOW TO MAKE LOVE
NOSE HAIR
ONE OF THOSE DAYS
PUSH COMES TO SHOVE
SMELL THE ROSES

21.15h - A TRUNFA (EUA/USA) de Bill Plympton (Plymptoons) - v.o. ingl. leg. port.
Rei da animação truculenta, Bill Plympton apresenta-nos uma história próxima do universo de Stephen King, sobretudo de Carrie, mas em tom de comédia de terror gótico.
Cherri e Rod são os mais populares do Liceu. Snud, o caloiro, inadvertidamente desafia o seu poder. Como castigo pela sua ousadia, é condenado a tornar-se escravo de Cherri. Um ódio recíproco tão intenso entre os dois que só pode terminar num grande amor.

23.15h - THE TUNE (EUA/USA) de Bill Plympton (Plymptoons) - v.o. ingl.
Grande Prémio do Júri do Festival Internacional de Cinema de Sundance 1992.
Um delírio visual e sonoro de Bill Plympton. O realizador norte-americano quis realizar um filme que marcasse pela inovação e originalidade os anos 90, tal como O Submarino Amarelo tinha feito nos anos 60, e que fosse um marco da animação de qualidade estética e narrativa, sem concessões aos subprodutos da banda desenhada que invadiram o mercado. Esta fantasia musical é também a fábula de um criador, neste caso um atribulado compositor de canções à procura de inspiração para concretizar a sua obra prima.

1 comentários:

Anónimo disse...

podiam ter avisado que o X-Men era o último e não o primeiro.

ver o Spider-Man em versão 4:3 com direito a microfones e tudo aquilo que o Sam Raimi não queria que aparecesse na grande tela, foi muito interessante ;)