22 de fevereiro de 2007

Fantasporto 2007 - Dia 4 - Programação

Rivoli - Grande Auditório

15.00h – BLADE (EUA/USA) de Stephen Norrigton (Retro Super Heróis) – v.o. leg. port.
Baseado na famosa série de BD, este filme é o primeiro de uma trilogia sobre o “daywalker”, um vampiro imune à luz solar. Orfão desde sempre, Blade é adoptado pelo caçador de vampiros Whistler e juntos irão proteger a espécie humana. Uma incrível panóplia de efeitos especiais num filme com muita acção. Dos primeiros trabalhos do género, “Blade” foi também o filme que lançou Stephen Norrington (realizador de LXG) para a fama. A sequela ficou entregue à mestria de Guillermo del Toro que entre os secundários encontrou o seu Hellboy. Os papeis principais foram entregues a Wesley Snipes e a Kris Kristofferson.

17.30h – THE INCREDIBLES: OS SUPER HERÓIS (EUA/USA)de Brad Bird
(Retro Super Heróis) – v.o. leg. port.
Quando se fala em Super Heróis não se pode deixar de lado a família Incrível. Eles podem ter entrado na reforma, mas continuam duros de roer, elásticos como tudo, invisíveis como ninguém e mais rápidos que Speedy González. A verdade é que o mundo chegou a pensar que não precisava de Super Heróis, mas isso é tudo mentira. Quando o Síndrome atacar, só o Senhor Incrível, a Mulher Elástico, o Gelado e os filhos da família Incrível, a Violeta Pêra e o Flecha Pêra vão ser capazes de os deter. Para todas as idades, os Super Heróis de um forma animada e muito bem disposta.

21.15h – SUPERMAN RETURNS, SUPER-HOMEM – O REGRESSO (EUA – Aus/USA – Aus) de Bryan Singer (Retro Super Heróis – v.o. leg. port.
Será um pássaro? Será um avião? Será o regresso do mais super de todos os heróis? Trinta anos depois de Christopher Reeve ter dado vida ao homem-de-aço, os produtores não resistiram a prestar-lhe uma devida homenagem e a relançar o mito numa adaptação que procura uma continuação lógica e actualizada das aventuras terrestres do único sobrevivente de Krypton. O desconhecido Brandon Routh é o sucessor de Reeve, Kate Bosworth é a nova Lois, e Kevin Spacey substitui com classe o sarcástico Gene Hackman. Sequela competente pelas mãos do conhecido Bryan Singer que volta ao universo dos super-heróis já abordado em “X-Men”.

23.30h – LEAGUE OF EXTRAORDINARY GENTLEMEN, LIGA DE CAVALHEIROS EXTRAORDINÁRIOS (EUA – Ale – Rep Che – GB/USA – Ger – Cze Rep – UK) de Stephen Norrigton (Retro Super Heróis) – v.o. leg. port.
Quando Londres é atacada, os ingleses acusam a Alemanha e quando a Alemanha é atacada eles acusam os ingleses... aquilo que é um perigoso rastilho para um Guerra Mundial é a forma que o "Fantasma" arranjou para vender as suas incríveis armas a nações em pânico, lançadas numa corrida às armas por ele próprio utilizadas para criar o caos. Entre essas armas encontram-se armaduras leves, tanques pesados, metralhadoras e brevemente surgirão outros equipamentos que agora nos podem parecer vulgares mas no século XIX eram inimagináveis.

Rivoli - Pequeno Auditório

15.15h – TETSUO 2 – O CYBERPUNK (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) – v.o. leg. ing.
Este novo Tetsuo não é exactamente uma continuação em termos narrativos do filme original. Permanece a ideia de um corpo mutante, parte carne e parte metal, mas é acrescentada uma forte componente de acção. Taniguchi, um homem vulgar que vive com a família uma vida rotineira, começa a ter pesadelos que o atormentam. Nos seus sonhos persegue um bêbado e, do seu braço tornado arma mortífera, dispara-se um tiro que abate o vagabundo.

17.15h – BAD GUY (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) – v.o. leg. ing.
Um estranho triângulo amoroso em que entre um casal de namorados se interpõe um vilão com o seu charme de tipo ruim. O sul coreano Kim Ki Duk numa thriller erótico de paixões desencontradas

21.15h – VITAL (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) – v.o. leg. ingl.
Um homem – Vital - sofre de amnésia traumática, depois de um acidente de automóvel. Em convalescença retoma os seus estudos de Medicina para encontrar na morgue do hospital, o cadáver tatuado de uma mulher. Na dissecação do cadáver, as tatuagens começam a ganhar sentido, iniciando-se o doloroso processo de reminiscência. Voltam as memórias de um amor antigo, num reencontro com o passado que perdeu.

23.15h – ADDRESS UNKNOWN (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) – v.o. leg. ing.
Baseado em episódios reais, Address Unknown passa-se numa aldeia sul coreana deserta, mas perto por uma base militar norte-americana. Um psicótico soldado americano sobrevive graças a uma dieta rigorosa de LSD, até que conhece uma bela sul coreana. Esta é só uma das trágicas histórias deste fantástico drama. Foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Veneza de 2001.

0 comentários: