21 de fevereiro de 2007

Fantasporto 2007 - Dia 3 - Programação

Rivoli - Grande Auditório


15.00h - BATMAN BEGINS, BATMAN - O INÍCIO (EUA/USA) de Christopher Nolan (Retro Super Heróis) - v.o. leg. port.
Tim Burton, em 1989, iniciou a saga em cinema de Batman, adaptando um dos mais populares e perenes super-heróis da BD. Bruce Wayne, jovem milionário, encarna um alter-ego que patrulha as ruas da cidade de Gotham. O filão mostrou-se rentável e prosseguiu pelas mãos de Schumacher que também bisa na realização. Mas, como é que tudo começou? Onde é que Wayne, ou Batman, desenvolveu todas as suas habilidades e gadgets que o auxiliam na luta contra o crime? O realizador escolhido foi Christopher Nolan - o cineasta revelação de Memento - e o elenco de enorme luxo tinha os secundários Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Cillian Murphy, Ken Watanabe e Morgan Freeman a auxiliar o novo vingador das trevas, Christian Bale.

17.30h - THE PUNISHER, PUNISHER - O VINGADOR (EUA - Ale/USA - Ger)
de Jonathan Hensleigh (Retro Super Heróis) - v.o. leg. port.
The Punisher é a história de Frank Castle, agente do FBI, que termina a última operação de infiltrado da sua carreira. No desenlace dessa operação vários traficantes morrem mas ninguém se preocupa, apanharam o seu homem e os agentes estão bem. Quem não gosta da notícia é Howard Saint, poderoso criminoso e pai de uma das vítimas. Usando muito dinheiro consegue rapidamente descobrir quem era o responsável pela missão e, a conselho da mulher, manda matar toda a família de Castle. Por azar o seu alvo principal não morre e, não tendo nada a perder, vai-se vingar de forma lenta, eficaz e muito, muito mais cruel, será um Vingador.

21.15h - V FOR VENDETTA, V DE VINGANÇA (EUA - GB - Ale/USA - UK - Ger) de James Mcteigue (Retro Super Heróis) - v.o. leg port.
Uma ficção política vagamente futurista. O super-herói desta banda desenhada escapa ao normal. O (anti)herói da história é V, um homem misterioso que usa sempre máscara, é imune às balas e move-se com uma velocidade estonteante. Em tudo o resto não se parece com um herói pois não tem identidade secreta e é capaz de fazer tudo, sem sentir remorsos… Como nenhum homem poderia combater o sistema, essa tarefa é assumida por um ideal, V não é um humano, é a encarnação desse ideal. Cinco de Novembro é a data fulcral. V anuncia com um ano de antecedência que pretende fazer explodir o Parlamento exactamente no mesmo dia em que Guy Fawkes o tentou e usando sempre uma máscara desse revolucionário vai matando alvos seleccionados.

23.30h - FANTASTIC FOUR, QUARTETO FANTÁSTICO (EUA - Ale/USA - Ger) de Tim Story (Retro Super Heróis) - v.o. leg. port.
Quando um super-herói já não é suficiente para atrair as audiências que tal juntarem-se quatro? Uma equipa de cientistas sobe ao espaço onde um acidente inesperado os submete a uma intensa radiação. Ao voltarem à Terra são examinados minuciosamente, mas ninguém esperaria aquela reacção. Cada um deles desenvolveu um super-poder amplamente divulgado pela comunicação social. Esperavam atingir novos limites do conhecimento, acabaram por atingir um novo patamar da evolução humana. Ao contrário da maior parte dos outros super-heróis do universo Marvel, estes não têm uma capa que os esconda. Juntos fazem uma equipa temível de combate ao Mal. Qualquer semelhança com os X-Men não é pura coincidência.


Rivoli - Pequeno Auditório


15.15h - THE ISLE - O BORDEL DO LAGO (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) - v.o. leg. port.
Depois de perder a inocência, uma mulher deixa de falar. Como um pássaro numa gaiola, vive numa ilha num sítio remoto onde dá bebidas aos pescadores e os consola nas horas de aborrecimento. A chegada à ilha de um pescador com vontade de se suicidar vai quebrar-lhe a rotina. Apesar de o ter salvado da morte e de ser a sua amante, a mulher não consegue prendê-lo à sua realidade. O final é feito de horror, sangue e muitos anzóis.

17.15h - TETSUO 1 - O HOMEM DE AÇO (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) - v.o. leg. port.
Um mergulho alucinante no fantástico e terror mais absolutos, em imagens de extrema violència visual e impacto duradouro. Bizarra história de um punk, atropelado e abandonado moribundo na berma de estrada, que vai reconstruir meticulosamente o seu corpo mutilado com próteses de metal, Tetsuo é também o drama psicológico de um condutor fugitivo, atormentado pelos remorsos.

21.15h - THE BOW (Cor Sul/South Kor) de Kim Ki Duk (Ki Duk vs Tsukamoto) - v.o. leg. port.
Selecção oficial Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes 2005, este é o mais recente filme de Kim Ki Duk, o realizador de The Isle e 3-Iron. Num barco de pesca, em alto mar, um homem de 60 anos tem vindo a educar uma jovem desde a sua infância. Está combinado que eles vão casar, quando ela fizer 17 anos.

23.15h - A SNAKE OF JUNE (Jap) de Shynia Tsukamoto (Ki Duk vs Tsukamoto) - v.o. leg. ing.
O realizador de culto japonês, Shinya Tsukamoto, filma novamente a preto e branco para descrever o erotismo e o sexo, e não para acentuar a violência, como o fez, por exemplo, em 1989 com Tetsuo, The Iron Man. Tsukamoto continua, porém, a perseguir a fraqueza da carne e da alma. O assunto é sexo. Despertar para a carne, que todos os dias caminha para a morte, é descobrir que se está vivo.

0 comentários: