23 de fevereiro de 2007

Fantasporto 2007 - Dia 5 - Programação

Rivoli - Grande Auditório

15.00h – FROM THE EDGE OF THE CITY (Gre) de Constantinos Yannaris (Retro Cinema Grego) – v.o. leg. ingl.
Os Pontioi, designação em gíria dos gregos de ascendência russa da região do Mar Negro, são bandos de jovens marginais, que vivem em Menidi, um subúrbio pobre de Atenas. Durante o dia vagueiam pela Praça Omonia dedicando-se à pequena criminalidade. Mas a delinquência é apenas a face visível e superficial do problema destes adolescentes desenraízados. Imigrados do Cazaquistão, longe da pátria de origem, desintegrados no seu país de acolhimento, estão no fio da navalha. São rebeldes à procura de aventuras e de desafios. A cidade é o seu território.

17.00h – VIY (Rus) de Georgi Kropacyov, Konstantin Yershov (Retro Mosfilm) – v.o. leg ingl.
Adaptação do popular romance homónimo do grande escritor russo Niculai Gogol, que por sua vez se inspirou num conto tradicional. Khoma Brut um jovem seminarista de Kiev, decide aproveitar as suas férias numa viagem pelas aldeias e quintas da Ucrânia, para ganhar fácil dinheiro à custa da religiosidade das populações. Uma noite em que pernoita numa quinta abandonada, é aterrorizado pela proprietária, uma velha bruxa e os seus monstruosos seres das profundezas. Uma comédia de terror que é uma obra prima do fantástico.

19.00h – ECOS (Esp/Spa) de Oriol Paulo (SO Première & Panorama) v.o. leg. port.
Cinema de suspense feito na Galiza. Atormentada por um sentimento de culpa, Alba descobre que é capaz de ouvir determinados sons que pouco a pouco se convertem em vozes. De entre todas as vozes há uma que se destaca e que invade todos os espaços da sua nova casa.

Antecedido por…
Apresentação do filme de animação DE PROFUNDIS (Esp/Spa) de Miguel Anxo Prado

21.15h – SESSÃO OFICIAL DE ABERTURA
EL LABERINTO DEL FAUNO (Mex – Esp – EUA/Mex – Spa – USA) de Guillermo del Toro (SO Cin Fan) – v. o. leg. port.
Este filme foi apresentado na Selecção Oficial do Festival de Cannes 2006 e é o representante da Espanha nos Globos de Ouro. Alice do País das Maravilhas encontra a depressão pós -guerra civil espanhola, no estilo muito próprio do realizador de Cronos e Hellboy, Guillermo del Toro.

Antecedido por…
O JARDIM DAS DELÍCIAS DA QUÍMICA (Por) de Jorge Sá
Existe um espaço de flores onde monstros e anjos se encontram. Existe um momento em que os anjos fascinados pela magia dos monstros se deixam enfeitiçar e são destruídos na sua inocência. Este filme é o momento em que a inocência é contaminada pelo pesadelo e um anjo é tornado um monstro.

23.30h – SUICÍDIO ENCOMENDADO (Por) de Artur Serra Araújo (SO Sem Real) – v.o. port. leg. ingl.
Humor negro num road movie para a morte. Luis Tinoco é um homem com um passado atribulado que perde o amor da sua vida e, com ele, a vontade de viver. Uma realização enérgica e excelentes interpretações de João Fino e José Wallenstein num filme pleno de momentos inesperados e divertidos.

01.30h – SLITHER (Can – EUA/Can – USA) de James Gunn (SO Cin Fan)
Da mente retorcida do argumentista do remake de Dawn of the Dead, James Gunn, chega-nos uma deliciosa e demente comédia de horror sobre um Diabo sem nome que vive numa cidade pequena.

Rivoli - Pequeno Auditório

15.15h – THE ASCENT (Rus) de Edmond Keosayan (Retro Mosfilm) – v.o. leg. ingl.
Baseado no romance de Vasil Bykov Sotnikov. Guerra Mundial, A Bielorussia está ocupada pelos invasores nazis. Um oficial – Sotnikov – e um soldado – Rybak – arriscam-se a sair da floresta e a aventurar-se na aldeia, em busca de alimentos para os guerrilheiros em que se incluem mulheres e crianças. Mas são capturados pelos alemães. Uma reflexão sobre o tema da dualidade do herói e do traidor num filme melancólico e moralista, com a guerra como cenário.

17.15h – TOTALLY MARRIED (Gre) de Dimitris Demopoulos (Retro Cinema Grego) – v.o. leg. ingl.
Thomas e Lily, são um casal na casa dos trinta e têm um filho. Estão a passar pela crise dos sete anos de casamento, o “Seven Year Itch” de que falava Billy Wilder. Quando a governanta se despede inesperadamente explodem os conflitos latentes. Lily recusa tornar-se a empregada doméstica e ficar a cuidar do filho. Thomas é obrigado a contratar Irina, 23 anos, imigrante para dar uma ajuda. Mas uma jovem interessante e disponível, pode não ser a melhor solução para um casamento à beira da ruptura.
Uma comédia romântica, multipremiada no Festival de Salónica

21.15h – MOURIR À 30 ANS (Fra) de Romain Goupil (Retro Marin Karmitz) v.o. leg. port.
Camera d’Or de Cannes e César dos Prémios de Cinema Francês este filme é um testamento das ilusões perdidas do Maio de 68, obra de culto da militância de esquerda. Os sonhos de debaixo da rua se encontrar a praia desvaneceram-se. Para aqueles que viveram a Revolução só o suicídio resta...

23.15h – CODE INCONNU (Fra – Ale – Rom/Fra – Ger – Rom)de Michael Hanneke (Retro Marin Karmitz) v.o. leg port.
Prémio Ecuménico do Júri do Festival de Cinema de Cannes. O realizador alemão, Michael Hanneke, que o público do Fantasporto bem conhece de Funny Games (1997), volta a brincar com os sentimentos das pessoas de uma forma quase pornográfica. Há um jovem da aldeia que quer vencer na cidade e fugir do pai. Há um jornalista a cobrir a guerra do Kosovo. E há uma bela Juliette Binoche, que aqui tem uma das suas melhores prestações de sempre.

01.30h – CANNIBAL, O MUSICAL (EUA/USA) de Trey Parker (Première & Panorama) – v.o. leg. port.
Quando o clássico western musical Oklahoma encontra o cult movie do kitsch, o famoso The Rocky Horror Picture Show, o resultado é a mais delirante, mas nem por isso, menos inteligente comédia de canibalismo. Dos mesmos autores que criaram o mega-sucesso televisivo South Park, Canibal, O Musical é a versão underground da única história de canibalismo conhecida na América

0 comentários: