9 de maio de 2007

"Breach" por Nuno Reis


Em 2001 Robert Hanssen foi detido por espionagem e condenado à prisão perpétua. Depois de 25 anos ao serviço do FBI, descobriram que durante 15 foi espião para o principal inimigo: a União Soviética. Este filme narra todo o processo por trás da exposição do maior traidor da história americana.
Ryan Philippe é Eric O'Neill, um jovem agente do FBI com jeito para as tecnologias e um futuro promissor. Quando conclui mais uma missão de campo de elevada importância, é transferido para um trabalho de gabinete. Será secretário do lendário Robert Hanssen, o responsável pelas maiores descobertas dos americanos em solo soviético. Quando questiona o porquê dessa mudança é colocado perante uma revelação bombástica, o seu novo patrão está a ser investigado por alta traição. Este "Breach" é um filme de espionagem que dá gosto ver. Desenrola-se todos nos bastidores do FBI e por isso não se vê aquelas tradicionais missões em que há intrigas e traições, aqui é apenas uma investigação policial e o drama de um homem que tem de escolher entre a dedicação à esposa ou ao país. Ao longo de quase duas horas vamos seguir O'Neill numa experiência totalmente nova, onde o homem que irá trair é o mentor que o ensinará a amar o seu país e o seu Deus.
Chris Cooper e Ryan Pilippe estão nos melhores papéis das suas carreiras. O veterano interpretando aquele que parecia ser o herói americano, e o jovem interpretando aquele que realmente foi um herói. A estreia neste mês de Maio ficará um pouco ofuscada pelos primeiros blockbusters de Verão. É daquele género de filmes que merecia vir após o calor, quando os candidatos a Oscar começam a despontar e os espectadores já não correm a ver filmes milionários, mas sim filmes inteligentes.
Deturparam um pouco a realidade, mas para quem não se incomodar com detalhes - como revelar o maior segredo do FBI a um novato no meio de um espaço público - é suficientemente real para preocupar, especialmente porque o grau da traição cometida não foi alterado. Achei delicioso ser um filme de espiões tão ao estilo da Guerra Fria, mas que decorre já no século XXI, tão próximo de nós...
Título Original: "Breach" (EUA, 2007)
Realização: Billy Ray
Argumento: Adam Mazer, William Rotko, Billy Ray
Intérpretes: Chris Copper, Ryan Philippe, Laura Linney
Fotografia: Tak Fujimoto
Música: Mychael Danna
Género: Drama/Thriller
Duração: 110 min.
Sítio Oficial: http://www.breachmovie.net/

1 comentários:

Anónimo disse...

Grande blogAdoro cinema e o meu gira a volta do mm tema visitem e adicionem!
http://santaeuphoria.blogspot.com/