26 de maio de 2007

"Plágio: II - o regresso" por Ricardo Clara

O Antestreia já tem uns anitos. Projecto pessoal meu e do Nuno, que paulatinamente se estendeu a mais alguns digníssimos escribas que muito nos honram com os seus escritos, ganhou consistência e maturidade, até pela impossibilidade de o transformar (quiçá futuramente?) num site. No fulgor dos primeiros anos de vida, fomos, vá lá, transcritos sem citação por um site de cinema português, que educadamente se desculpou e tratou do assunto como entendeu.
Ora, parece que o ciclo voltou ao início (não com tanta gravidade, naquele tempo estavamos ainda embuídos do espírito de bloggers amadores, fervorosos adeptos de uma comunidade ainda não muito divulgada em Portugal). Talvez seja de ser ano ímpar, talvez da Primavera, alguém decidiu copiar alguns textos deste vosso blog, e cola-los no seu próprio. Bom, admito que já tinha visto essa cópia a passada semana. Mas hoje, qual não é o meu espanto, quando, por puro voyeurismo, vou ao dito blog, e vejo a cópia integral (com foto e tudo, o pack completo) do post lá de baixo do passatempo Lusomundo / Fantasporto. Mais grave ainda, é ter este alguém, publicado a crónica do "Number 23", colocado lá que a opinião é de Ricardo Clara, mas esse (que sou.. eu), que se lixe, não se dá cavaco a ninguém, porque se está na internet é porque é para a malta (ab)usar. Colocar a opinião dos outros, e usar o seu nome, sem avisar o autor, nem o linkar, é rasteiro. Plagiar é ordinário. Não vale a pena bater muito na mesma tecla, são blogs, e têm a importância que têm. Mas (e fazendo fé no que colocou no perfil completo) 45 anos de idade já deviam ser adjudicadores de algum tino. O vulgar chavão de "idade para ter juízo". É que a malta cá do blog escreve mesmo o que publica! Ainda deixei dois comentários, um na shoutbox e outro no comentário de um post (seu?), mas ninguém se dignou de responder.
Já muito foi dito e escrito acerca do plágio. Mesmo naquela altura do primeiro "copianço", achei interessante que se pegasse no que foi escrito por nós e assinasse por baixo - lá gostaram a valer do que fazemos. Agora, volta-se ao mesmo. É que, e como cereja no topo do bolo, o homem do dedo rápido para o rato (no copiar / colar) nem sequer colocou um link na barra lateral das preferências. Não fosse alguém descobrir. Ainda tive a ideia de copiar um texto de lá e postar aqui - mas ainda tinha a grata surpresa de vir um terceiro dizer que o copiei. Como dei aparência de crónica de filme a este post, pode ser que ele o copie! Ah, esta maldita vontade de plagiar...



Título Original: "Plágio: II - o regresso" (Portugal, 2007)
Realização: Kosta de Alhabaite
Argumento: Kosta de Alhabaite
Intérpretes: Kosta de Alhabaite
Fotografia: Kosta de Alhabaite
Música: Kosta de Alhabaite
Género: Comédia / Terror / Drama
Duração: 3 meses.
Sítio Oficial: http://kostadealhabaite.blogspot.com



3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rc, você está é a fazer um favor aos "copistas" com esta publicidade. Certamente eles agradecem... É por estas que ainda não me decidi a criar omeu espaço... (já agora, passei por lá os olhitos e até gostei do blog, sem ofensa).
Mas o seu continua a ser um must!

RC disse...

Olá Seneca, obrigado pela visita e pelo comentário. É verdade que fazemos publicidade, mas como o que unicamente exigimos é um mail a dizer "malta, queria só colocar alguns textos vossos no meu blog, citando e linkando. Posso?". Nós nem somos muito exigentes! Já agora, avance para um blog - é sempre uma experiência interessante! Bom cinema

Anónimo disse...

Gostei muito do texto. Está fabuloso! Costuma-se dizer que em Portugal quem tem um olho é rei, mas esse plagiador só deve ter um neurónio e portanto é estúpido.

Grande Abraço
António Reis