15 de junho de 2007

"Shrek the Third" por António Reis


Ainda com graça mas à beira do esgotamento

O efeito "Shrek" é demasiado bom para ser desperdiçado. As receitas previsíveis são demasiado tentadoras para não se ser tentado a explorar o filão. Mas se a tentação é grande, o risco é igualmente alto. Basicamente “Shrek 3” é um entretenimento eficaz e expedito, tecnicamente bom mas longe de ser perfeito, mas que deixa insatisfeito o espectador mais exigente. Porque 5 argumentistas pagos a peso de ouro não são capazes de alinhavar um argumento consistente e inteligente, não foram suficientemente ousados para inovar nos gags, foram razoavelmente preguiçosos na própria banda sonora (que costumava ser um dos pontos fortes), hesita no público alvo a atingir, balançando entre o juvenil e o adolescente. E o que é mais preocupante é que esta tendência de declínio se vem acentuando a cada novo episódio.
"Shrek 3" tem um tom bem mais dark que os seus precedentes e utiliza a velha táctica de à falta de melhores argumentos recorrer a toda a artilharia disponível. Todos os velhos heróis da banda desenhada são convocados para esta batalha ( de Rapunzel ao Capitão Gancho, de Lancelot a Merlin, sem esquecer Cinderela e Branca de Neve). Esta síntese - que Jean Claude Sussfeld já tinha feito décadas atrás com "Elle voit des nains partout" em imagem real – mantém o espectador entretido para destrinçar tanta informação, mas não augura nada de bom.
São 92 penosos minutos de ideias feitas e recicladas – desde a angústia de um Shrek à beira de ser pai a um pequeno Artur que quer ser rei –que tornam este filme uma Disneyland digital, um Parque Aventura não interactivo.
Vai ser um sucesso de bilheteira, mas para a história do cinema não avança nem atrasa. A decisão do ogre de se retirar para o pântano e viver porcamente feliz para sempre é acertada. Vamos ver se a Dreamworks percebe a deixa.






Título Original: "Shrek The Third" (EUA, 2007)
Realização: Chris Miller, Raman Hui
Argumento: Andrew Adamson, Howard Gould, Jeffrey Price, Peter S. Seaman, William Steig, J. David Stem, David N. Weiss, Jon Zack
Intérpretes: Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews, John Cleese, Rupert Everett, Eric Idle e Justin Timberlake
Música: Harry Gregson-Williams
Género: Animação/Aventura/Comédia/Fantasia
Duração: 92 min.
Sítio Oficial: http://www.shrekthethird.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a sua crítica no que diz respeito à preguiça dos argumentistas (e não só, salvando-se apenas os responsáveis técnicos pela animação)em tentar não cair no facilitismo (o que aconteceu)! De facto, este terceiro episódio está longe dos anteriores, principalmente da primeira incursão. Mas parece-me que a sua crítica dá uma imagem demasiado negativa ao filme, que, contudo, não deixa de ser bom (tendo em conta outros filmes de animação que passam pelos cinemas, afinal o bom e o mau é sempre relativo). Mas claro está são opiniões.
http://frequenciajovem.blogspot.com