15 de agosto de 2009

"X-Men Origins: Wolverine" por Nuno Reis


A campanha de divulgação para Wolverine era desnecessária, mas foi das maiores de sempre. Entre fotografias, posters, teasers e trailers a informação era semanal. De repente ouve-se que o filme estava na net. Quem viu disse mal, então começou uma nova onda menos oficial de divulgação. Diziam que essa cópia era falsa, despediram Roger Friedman por admitir que teve curiosidade e a tinha visto... atingiram o ponto em que toda a publicidade era boa publicidade. O golpe fatal foi dado quando anunciaram dois finais diferentes. Ver num festival uma versão do filme e meses depois chegar aos cinemas mais trabalhada é muito frequente e percebo que isso suceda. Os prazos matam a criatividade. Mas ver uma versão do filme e saber que na sala do lado o filme é diferente, pode estar melhor, é ridículo. Para ver o outro minuto tenho de pagar um bilhete inteiro? Pelo preço de dois bilhetes quase compro o dvd com ambos. E que garantias teria no cinema de não ir ver o mesmo? Exijo saber exactamente que filme vou ver antes de entrar. É a versão A ou a B?

Para mim isto só significa que não conseguiram tomar uma decisão e chegar a acordo sobre o filme a mostrar. Foi por esse motivo que decidi não ver o filme. Antestreia nem vê-la (as distribuidoras andam esquecidas), pagar para ir sem saber a quê nunca. Além de primeiro blockbuster do Verão 2009 foi o que mais sofreu na carteira com a gripe A e tentou inflacionar os números marcando presença em tudo que era cinema ao ar livre e drive-in estival. Mesmo sendo de graça não valia o esforço.
Até que, procurando uma curiosidade, li os spoilers. Que mal faria conhecer todos os momentos-chave antes de ver o filme se nunca o iria ver? Li, e gostei do que li. A cena aleatória era depois dos créditos. O filme a sério era um só. Sendo assim o melhor era ver o filme antes de ler o resto... Com alguma pesquisa ainda desencantei um sítio para o ver e eis a minha opinião.

Numa época distante o jovem Jim descobre em Victor um irmão. Juntos irão percorrer o mundo combatendo e saindo sempre vitoriosos. Mas passados cem anos, Jim pensa que excedeu os limites. Pode ser uma indestrutível máquina de matar, mas não matará civis inocentes. E foi aí que os EUA perderam a sua primeira guerra. Condenados a fuzilamento por desobediência, Jim e Victor esperavam ser abandonados numa qualquer vala comum, mas são recebidos por Stryker que os convida a ingressar na equipa X, uma equipa de élite composta exclusivamente por mutantes. Ao serviço do novo patrão enfrentam missões bem mais complicadas. Quando também nesse emprego lhes pedem a morte de inocentes Jim abandona-os, Victor fica. Mas o sossego da vida de civil não dura muito. Quando um inimigo começa a eliminar os soldados X um a um, Wolverine precisará de Stryder para sobreviver e para se vingar. Irá reforçar o seu esqueleto com Adamantio o que o tornará invencível e capaz de cortar tudo.

É importante salientar que a saga X-Men Origens por este exemplo é exclusivamente para fãs. Quem não estiver familiarizado com nomes como Logan, Wolverine, Stryker e Gambit ou não souber reconhecer Cyclops e Sabertooth pelos poderes, escusa de assistir. Esta prequela exige alguns conhecimentos anteriores para ser devidamente apreciada. Com isso quero dizer que quem vai na expectativa de saber o passado de Logan não ficará desiludido. Quem vai para ver um filme de acção também gostará porque não faltam lutas e destruição. Quem espera bom cinema vai ter de esperar bastante. O filme na primeira metade tem demasiados mutantes. Quando fica resumido a Logan aparecem mais alguns, outros voltam, mas já há um foco na personagem principal. No final é feita uma "limpeza" e os que sobram encontram o seu lugar na saga X-Men. Tirando os variados combates e a destruição maciça o que sobra é muito pouco. Cinema pipoca de Verão para ver sem pensar muito.

Uma curiosidade muito particular é o tratamento de Jackman como símbolo sexual. Há um aproveitamento dos seus dotes físicos como só costumávamos ver com o sexo feminino. Um sinal dos novos tempos e da luta por novos públicos.


Título Original: "X-Men Origins: Wolverine" (EUA, 2009)
Realização: Gavin Hood
Argumento: David Benioff e Skip Woods inspirados nas histórias Marvel
Intérpretes: Hugh Jackman, Liev Schreiber, Taylor Kitsch, Lynn Collins
Fotografia: Donald McAlpine
Música: Harry Gregson-Williams
Género: Acção, Fantasia, Ficção-Científica, Thriller
Duração: 107 min.
Sítio Oficial: http://www.x-menorigins.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Acompanhei a história do Wolverine ainda no início da decada de 80....

Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP

Daniela disse...

Já vi. Gostei imenso!
Bom post!

bjinho

disse...

Também vi... e também gostei!