10 de julho de 2013

"Passion" por Nuno Reis

Tem estado muito na moda fazer remakes americanos de filmes europeus com sucesso. Menos na moda seria fazer um remake de um filme europeu sem grande projecção internacional. Remake esse maioritariamente em inglês, mas de produção europeia. Foi precisamente isso o que aconteceu ao filme “Crime d’Amour” de Alain Corneau, sujeito a um remake dois anos depois da estreia. Claro que não foi um qualquer, mas Brian de Palma, que viu na relação mais do que profissional de duas mulheres, um bom tema para novo filme com forte carga sensual como nos acostumou.
Esquecendo a versão com Kristin Scott Thomas (de "Nowhere Boy" também exibido no Curtas, ou "The English Pacient") e Ludivine Sagnier (de "The Devil’s Double"), temos aqui Rachel McAdams, a queridinha do cinema americano, e Noomi Rapace, a nova rainha do cinema europeu. Uma loura, outra morena, para completar só falta referir a ruiva, Karoline Herfurth. Essa tem menos interesse para a narrativa, mas interessa referir que o filme só começa realmente com o rabo dela. Para saberem mais, terão mesmo de ver “Passion”.

Christine (McAdams) é uma executiva de sucesso numa empresa de publicidade. Deslocada para a filial alemã, anseia voltar para Nova Iorque, mas para isso tem de se destacar. O trabalho de Isabelle (Rapace) está a dar um importante contributo para isso e Christine agradece a ajuda da colaboradora, mas no dia em que é preciso colher os louros pela campanha, fica com eles só para si. Isabelle deixa passar, mas, insatisfeita com diversas atitudes da colega descontrolada, começa a preparar o seu próprio destino. Duas ambições que estão destinadas a colidir num mundo demasiado pequeno.

Num país estranho e sem relações pessoais, Christine deixa as suas fantasias tomarem controlo. Isabelle, subitamente envolvida num mundo desconhecido, também se deixa seduzir. Desengane-se quem espera que o forte do filme esteja na sensualidade. Não é um “Femme Fatale” ou semelhante. Aqui o tema é o competitivo mundo dos negócios. As inúmeras pressões por reconhecimento, promoções ou o que interessar no momento.

Infelizmente, nem sendo um remake conseguiu evitar algumas situações mal explicadas .No entanto a segunda metade é bastante intensa e tem reviravoltas suficientes para manter o espectador entretido. Se ao menos o arranque fosse mais apetitoso...




PassionTítulo Original: "Passion" (Alemanha, França, 2012)
Realização: Brian De Palma
Argumento: Brian De Palma (baseado no argumento de Alain Corneau e Natalie Carter "Crime d'Amour")
Intérpretes: Rachel McAdams, Noomi Rapace, Karoline Herfurth, Paul Anderson, Rainer Bock
Música: Pino Donaggio
Fotografia: José Luis Alcaine
Género: Crime, Drama, Mistério, Thriller
Duração: 105 min.
Sítio Oficial: http://www.passionthemovie.com/

0 comentários: