31 de março de 2014

FESTin começa esta semana

A 5.ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem início já na próxima Quarta-feira, 2 de Abril, com a estreia em Portugal do filme "Serra Pelada", do cineasta brasileiro Heitor Dhalia. O festival decorre até 9 de Abril no Cinema São Jorge, com uma extensão no Auditório do Instituto Franco Português para os filmes que integram a Mostra dedicada a França como país convidado.

Uma vez mais marcarão presença diversos realizadores, produtores e actores ligados aos filmes em exibição, proporcionando oportunidades raras para conhecer os processos de produção dos filmes em questão. Destaca-se a vinda a Portugal da actriz brasileira Regina Duarte e da realizadora brasileira Lúcia Murat.

Ao longo de 7 dias serão exibidos mais de 70 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção, documentário e animação, provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. Às duas habituais secções de competição de longas e de curtas-metragens, junta-se este ano, pela primeira vez, a competição de documentários. A programação integra duas novas mostras: “Democracia e Ditadura” e “País Convidado: França”, bem com uma homenagem a Cabo Verde, e as tradicionais mostras de Cinema Brasileiro (longas e curtas-metragens), Inclusão Social e Infantojuvenil.

A versão digital do programa pode ser consultada neste link.

0 comentários: