25 de novembro de 2004

"Wicker Park" por Nuno Reis


Quem não se lembra de "Vertigo", e de uma mulher que viveu duas vezes? Pois, essa história está de volta. Uma mulher que tinha desaparecido voltou, ou talvez seja outra parecida...
Baseado no filme "L'Appartement" de Gilles Mimouni com Vincent Cassel e Monica Bellucci, esta nova versão foi feita por Paul McGuigan, autor de "The Acid House" exibido no Fantasporto e "The Reckoning" com Paul Bettany, Brian Cox, Willem Dafoe e o mesmo Vincent Cassel.
Matt é um jovem empresário de sucesso prestes a viajar para a China para fazer um importante negócio para a empresa da sua namorada, mas ouvir uma chamada telefónica faz com que ele se convença que Lisa, a sua antiga namorada está de volta à cidade. Decidido a encontrá-la e a saber porque razão ela desapareceu da vida dele sem dizer nada, ele adia sucessivamente a partida e percorre a cidade juntando pistas. Quando ele acha que encontrou o apartamento dela descobre que lá mora outra Lisa totalmente diferente, fica confuso e não se consegue afastar da casa. Mas na cidade de Chicago muitas coisas estranhas se passam e a história não foi totalmente contada, a verdade poderá estar numa caixa de sapatos. Já agora, Wicker Park, que é um bocado difícil de associar a algo que tenha sido dito sobre o filme, é o local onde ocorrem os encontros e desencontros destas personagens tão apaixonadas.Outro título que poderia ter seria Bellucci's, o restaurante onde a perseguição começa e termina mas isso seria recordar o predecessor.

A primeira metade do filme é de fraca qualidade mas na segunda começa a melhorar, o clímax aproxima-se e quando todos os pedaços da história são mostrados, o sentimento é de pena... Várias cenas tentam provocar ansiedade, algumas provocam riso, muitas transmitem romantismo e se o final fosse mais intenso a segunda metade seria um bom filme, assim redime a primeira metade mas não dá ao filme tudo que ele necessita. O filme tem interesse mas não passa disso.

Em relação aos actores Josh Hartnett continua igual a ele próprio, Rose Byrne tirando algumas cenas tem um grande desmepenho, Matthew Lillard consegue estar bem dando o toque de humor que o filme precisa e a bela Diane Kruger tem um papel demasiado pequeno, obrigando os espectadores que a queiram ver a esperar por "National Treasure". Quanto a Jessica Paré, começa a merecer papeis a sério.

0 comentários: