6 de julho de 2005

"Madagascar" por Nuno Reis


Meses depois de “Robots” e meses antes de “The Curse of the Wererabbit” e “Chicken Little”, num ano em que não há “Ice Age”s nem “Shrek”s, “Madagascar” era o blockbuster de animação deste verão. Mas esta animação da Dreamworks consegue falhar em grande escala e pegando em características de imensos outros filmes de animação consegue ser um desperdício que não vale o dinheiro do bilhete excepto para o público alvo, as crianças.
Vários animais de diferentes espécies vivem em harmonia no zoo de Central Park. Um deles, a zebra, deseja ser livre e na noite do seu décimo aniversário decide partir de comboio para o Connecticut. Os seus amigos leão, hipopótamo e girafa vão atrás dele e, após vários problemas com os humanos, são todos enviados para o Quénia. A bordo desse barco estão clandestinos os seus companheiros de zoológico, um quarteto de pinguins com treino militar. Depois de um pequeno motim os pinguins dominam o barco, desviam-no para a Antárctica e os caixotes em que os quatro protagonistas eram transportados caem à água indo parar a Madagáscar.
Nessa ilha paradisíaca que pensavam ser San Diego, vivem imensos lémures que, vendo um leão, decidem usá-lo para se protegerem dos carnívoros (como Timon e Pumba fizeram com Simba). Algumas zangas entre o leão e a zebra (esqueci-me de dizer que a zebra é uma imitação do Donkey) originam divisões no território (como em “Shrek”). Um dos lémures tenta fazer aquela expressão que tornou o Puss in Boots célebre. Os lémures estão sempre ao ritmo de “I Like to Move It” e o seu rei é um pouco louco (a fazer lembrar o rei dos macacos do “The Jungle Book”). No final há um grande dilema para Alex que tem de escolher entre a amizade e o apetite e, como Simba, prefere o isolamento a magoar alguém mas terá de voltar para os proteger.
Resumindo, pouco vi no filme que não tivesse sido feito antes. Quase tudo que foi copiado foi piorado e o que é original não tem muita qualidade.
Os macacos ingleses são as melhores personagens por não terem sido aproveitadas até ao limite e os pinguins, apesar de já em “Ice Age” haver aves guerreiras, conseguem ser divertidos por serem sérios.
As vozes nada têm de especial, as estrelas Ben Stiller, Chris Rock e Jada Pinkett-Smith e o menos conhecido David Schwimmer formam o quarteto, Sacha Baron Cohen e Cédric the Entertainer são lémures. Como em “Shrek” tentaram moldar as personagens às vozes mas falham. Os realizadores, um vindo do “The Ren and Stimpy Show” e o outro de “Antz”, conseguiram causar-me uma das maiores desilusões vindas dos estúdios Dreamworks. Espero bem que “Shrek 3” (2007) , o spin-offPuss in Boots” (2008) e o projecto original “Bee Movie” (com vozes de Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Robert Duvall e Uma Thurman entre muitos) recuperem a mística que os estúdios começavam a formar.






Título Original: "Madagascar" (EUA, 2005)
Realizadores: Eric Darnell, Tom McGrath


Intérpretes: vozes de Ben Stiller, Chris Rock, Jada Pikett-Smith, David Schwimmer
Argumento: Mark Burton, Billy Frolick, Eric Darnell, Tom McGrath
Fotografia: Clare De Chenu, Mark A. Hester e H. Lee Peterson
Música: Hans Zimmer
Género: Animação/Infantil/Aventura
Duração: 86 min
Sítio oficial:http://www.madagascar-themovie.com/

0 comentários: