8 de abril de 2007

"Cocaine Cowboys" por Ricardo Clara

A realidade e a ficção lado a lado


São inúmeras as histórias reais que inspiraram (e ainda o fazem) filmes ou séries televisivas, e que marcaram a história. Nos anos 70 e 80, o estado norte-americano da Flórida era (em especial Miami) o centro mundial do tráfico de droga, sendo que a marijuana era, no início, o “prato principal” desta actividade. Produtores colombianos cultivavam em centenas de hectares, milhares de quilos deste estupefaciente, o qual era depois distribuído pelo sul dos EUA.
Mas, efectivamente, e chegados a meados de 1974, os produtores de droga colombianos decidem (visto a aceitação ser enorme) passar a cultivar, tratar, embalar e vender cocaína, a qual invade Miami de forma inacreditável. “Estava por todo o lado”, como nos contam vários intervenientes deste processo no documentário “Cocaine Cowboys”, uma película muito interessante, realizada por Billy Corben: “nos restaurantes, nos bares, nas discotecas, nas empresas”. “Qualquer nota de dólar que fosse analisada teria vestígios de droga”, fruto de um sismo que levou a cocaína a inundar toda a Miami.
E é neste documentário, uma bela peça do género, que assistimos a um flashback desde o início do tráfico, até ao declínio daquela era que ficou conhecida como a das “Cocaine Cowboys Wars”. Ao longo de cerca de 2 horas, assistimos aos relatos de vários intervenientes no processo, dos transportadores de Medellin a Miami, até aos traficantes e assassinos que aterrorizaram aquela área durante uma dezena de anos. No seu apogeu, Miami chegou a ter 600 assassinatos por ano, altura onde Griselda Blanco – a Madrinha, como era conhecida – dominava, tendo sido inclusive apontada como responsável por 200 homicídios, que iam dos 8 aos 80. Guerras com a família Castro, tiroteios, mortes a sangue frio, droga e prostituição, tudo fazia parte do cardápio de uma poderosa mulher colombiana a viver nos EUA. Luxo desmedido, milhões de dólares ganhos e gastos, Corben mostra-nos, num ritmo intenso e muito interessante esta época que inspirou fimes e séries como “Scarface” (Brian de Palma, 1983) ou “Miami Vice” (vários, 1984-1989; Michael Mann, 2006), desmistificando ideias e opções aí tomadas, bem como confirmando muitas das barbaridades que estas peças ficcionais mostraram.
É um documentário muito bem editado, montado e sonorizado, com entrevistas belissimamente conduzidas, e apoiadas em algumas dezenas largas de imagens de arquivo que ilustram bastante bem a época em causa.

Título Original: "Cocaine Cowboys" (EUA, 2006)
Realização: Billy Corben
Argumento: n/d
Intérpretes: n/d
Fotografia: Armando Salas
Música: Jan Hammer
Género: Documentário
Duração: 116 min.
Sítio Oficial: http://www.cocainecowboys.com

0 comentários: