4 de abril de 2007

"Silent Hill" por Nuno Reis


Vários anos depois do jogo, “Silent Hill” chega aos cinemas. Portugal teve de esperar quase um ano mais, a estreia mundial foi a 21 de Abril do ano passado. Qualquer filme de terror ganha outro sabor visto sozinho em casa, numa sala escura, havendo a possibilidade de encomendar o dvd no país vizinho terá o filme capacidade de levar os espectadores às salas? A equipa de luxo que o criou é um bom motivo - realização de Christophe Gans (“Le Pacte Des Loups”), argumento de Roger Avary (“Pulp Fiction”, “Reservoir Dogs”) e produção de Samuel Hadida ( “Perfume” e “The Black Dahlia” para citar apenas os mais recentes) – a outra razão é ser um filme inspirado num videojogo e como tal ter uma panóplia de efeitos visuais imperdíveis.

O filme tenta ser fiel ao primeiro jogo. O argumento centra-se em Rose, uma mãe preocupada que tenta resolver os pesadelos da filha levando-a à vila tantas vezes referida nos sonhos: Silent Hill. Uma condução deseperada faz com que tenha um acidente e, ao acordar, a filha desapareceu. Terá de a encontrar e sair viva daquela terra amaldiçoada onde monstros surgem a cada esquina e onde o tempo é decisivo. Enquanto isso o marido abandonado lança-se à estrada para tentar recuperá-las e terá de enfrentar vários outros problemas. Silent Hill é uma vila “abandonada” com enorme actividade, e esconde também um mistério demasiado grande para poder permanecer secreto. Perseguições, tiros, monstros e um grande poder oculto, podemos encontrar de tudo.

O elenco reunido - Radha Mitchell, Sean Bean, Deborah Kara Unger - é bastante melhor do que aqueles a que temos sido habituados pelos adaptações de videojogos. Viu-se que foi feito um esforço para tornar o jogo num filme a sério, não pode de forma alguma ser comparado com os trabalhos de Uwe Boll. Sendo avaliado apenas como filme não traz nada de novo, mas quem estiver a contar com uma nova visão sobre o jogo, ou quiser apanhar alguns sustos, tem de ir ver.



Título Original: "Silent Hill" (EUA, 2006)
Realização: Christophe Gans
Argumento: Roger Avary (baseado no jogo)
Intérpretes: Radha Mitchell, Sean Bean, Deborah Kara Unger, Laurie Holden
Fotografia: Dan Laustsen
Música: Jeff Danna, Akira Yamaoka
Género: Drama/Terror/Thriller
Duração: 127 min.
Sítio Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/silenthill/

0 comentários: