12 de abril de 2007

"Shooter" por Nuno Reis


Depois das críticas à polícia em "Training Day" e de comentar a situação africana em "Tears of the Sun", chegou a vez de, com um contexto africano, o topo do governo Americano ser atacado. Como vários filmes antes dele, este “Shooter” é sobre a podridão que controla os principais cargos políticos dos EUA. Bob Lee Swagger é um militar excepcional, a sua pontaria é incomparável e o seu patriotismo muito próximo do fanatismo. Quando é abandonado para morrer no decorrer de uma missão, deixa a vida militar desiludido com o exército. Três anos depois um coronel vai convidá-lo para voltar a servir o país e evitar que um atirador furtivo assassine o presidente. Bob não consegue recusar o desafio, mas é tramado e vai ser perseguido pois um assassinato foi consumado, por uma bala dele. Um “all-american hero”, uma mulher atraente, muitos tiros, uma gigantesca conspiração, um bocado de humor e muita acção para que o espectador não pense em mais nada. É a receita completa para fazer um filme destinado ao sucesso nas terras do tio Sam.

O argumento não é particularmente bom, tem a quantidade exacta de acção para entusiasmar os espectadores sejam ou não aficionados das armas, tem uma voluptuosa Kate Mara frequentemente em trajes ousados, mantém-se politicamente correcto por mostrar que no seio do FBI ainda há homens honestos e alerta para os perigos da autocracia em que a América se tornou. Fuqua fez uma boa realização e trabalhou com um bom lote de actores. Apesar de as personagens serem muito tipificadas Whalberg, Peña e Mara estão bem e Danny Glover tem neste filme um dos seus melhores papeis da década, não era difícil.
Na cena final – termina tudo da forma mais óbvia possível – mais tiros, tiros demais. Faz com que o espectador se aperceba do exagero que o resto do filme foi. Não é muito diferente de "Bourne Identity", mas tem a vantagem de, por terem acabado com todas as pontas soltas, não corremos o risco de ver uma sequela.



Título Original: "Shooter" (EUA, 2007)
Realização: Antoine Fuqua
Argumento: Jonathan Lemkin (baseado no livro de Stephen Hunter)
Intérpretes: Mark Wahlberg, Michael Peña, Danny Glover, Kate Mara
Fotografia: Peter Menzies Jr.
Música: Mark Mancina
Género: Acção /Guerra/Thriller
Duração: 124 min.
Sítio Oficial: http://www.shootermovie.com/

0 comentários: