26 de agosto de 2008

"Run, Fatboy, Run" por Ricardo Clara

A criatividade de Simon Pegg tem chamado a atenção no establishment da comédia europeia e norte-americana (no que ao cinema concerne) desde o hilariante "Shaun of the Dead" (2004), onde acumula as funções de actor e argumentista. Daí até "Hot Fuzz" (2007) foi um pulo, marcado pela paulatina entrada em Hollywood. A sua carregada verve britânica é cada vez mais um desafio nesta viagem transatlântica, e que não se tem saldado por positivo - o que justifica as produções do Reino Unido em que se envolve.

Dennis Doyle (Simon Pegg) é um simpático e gorducho segurança numa loja de artigos femininos, numa altura em que se contam cinco anos desde que deixou a sua noiva Libby Odell (Thandie Newton, "E.R.") sozinha no altar, grávida e desesperada com tal insane acto. Passados este anos, Dennis descobre que Libby é, sem qualquer dúvida, a mulher da sua vida. Para a conquistar, decide aproximar-se cada vez mais de Jake, rebento do casal, agora com 5 anos, esperando que por intermédio dele lhe consiga atingir o coração.
Seria com toda a certeza um plano destinado ao sucesso, não existisse já um terceiro elemento nesta equação: Whit (Hank Azaria, a voz do chefe de polícia Wiggum ou do barman Moe Szyslak nos premiados "The Simpsons"), actual namorado de Odell, é uma série ameaça às suas pretensões. Este, um bem sucedido gestor norte-americano, tem como paixão a corrida, e decide participar na Nike River Run, uma maratona londrina ao largo do Rio Thames. Dennis tem um novo alvo definido - inscrever-se no evento, e provar que merece este amor que deixou meia década em suspenso. Para tal, recebe a preciosa ajuda de Gordon (Dylan Moran, ""Black Books", 2000 - 2004) e do seu senhorio Goshdashtidar (Harish Patel, "Dhaai Akshar Prem Ke", 2000).

"Run, Fatboy, Run" / "A Maratona do Amor" é uma insossa tentativa de comédia por parte de Pegg, que a par de Michael Ian Black escreve o argumento, numa película realizado por David Schwimmer (mais conhecido pelo papel de Ross Geller na série televisiva "Friends"). Com diálogos pobres e interpretações menos conseguidas, o filme nunca consegue manter-se homogéneo, pois alterna bons momentos de comédia com outros de puro enfado. Confirma, isso sim, a capacidade camaleónica de Simon Pegg na interpretação, arrancando aqui um belo trabalho num registo diferente aquele que nos tem habituado. Se é um facto que atinge os fins a que se propõe, a verdade é que a introdução de momentos de burlesco, patrocinados essencialmente pelo indiano Harish Patel e pela desgovernada vida de Gordon, estes nunca se fundem na tal substância homogénea, quando em confronto com Libby e Whit - são dois mundos paralelos dentro da mesma tela, dois tipos de comédia, que resultam numa banal tentativa de comédia. Se a inspiração até estaria correcta - essencialmente pelo desviante comportamento de um homem em tentar ganhar o amor de uma mulher através da corrida de uma maratona - os vários tipos de comédia nunca se interligam e termina como mais uma amálgama de clichés.




Título Original: "Run, Fatboy, Run" (Reino Unido, 2007)
Realização: David Schwimmer
Argumento: Michael Ian Black e Simon Pegg
Intérpretes: Simon Pegg, Thandie Newton e Hank Azaria
Fotografia: Richard Greatrex
Música: Alex Wurman
Género: Comédia / Romance
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://www.runfatboyrunmovie.co.uk


0 comentários: