21 de março de 2010

"Back to the Future: Part II" por Nuno Reis


Doc: The justice system works swiftly in the future now that they've abolished all lawyers.

Muitos anos depois de "Back to the Future" Robert Zemeckis estava nas bocas do mundo pela inovadora animação "Who Framed Roger Rabbit" nomeada para 7 Oscares. O projecto seguinte teria de ser ainda mais ousado, louco, único. A primeira coisa que faz é uma sequela dupla do seu maior filme e viaja no tempo.
Adiou o projecto por três anos para filmar um coelho animado e, para compensar, filma dois filmes em simultâneo. Este regresso à saga foi cuidadosamente estudado. Os actores originais estão de volta com excepção de Claudia Wells (reformada) e Crispin Glover (exigências salariais) que foram muito bem dispensados. Marty e Jennifer são levado pelo Doc para 2015 onde terão de impedir que o filho cometa um erro que destruirá a família. Entretanto, Biff torna-se o senhor absoluto do mundo nos anos 80 pelo que Marty tem de voltar a 55 para o impedir.

Se o primeiro filme foi um espectáculo, este novo paradoxo ultrapassa tudo o que a mente podia imaginar. O distante futuro (agora só faltam 5 anos) é imaginado com muita luz, empregados robóticos, televisões multi-canal, pranchas voadoras, energia limpa e - esta é a melhor - uma sociedade sem advogados. Tão perto e tão longe da realidade... Depois há o universo alternativo de 1985. Pequenas mudanças que tornam o mundo num local desagradável, frio e triste. E finalmente, o bom velho 1955. A acção volta a quando tudo aconteceu e, desafiando a técnica, faz interacções de actores com eles próprios. Chega a ter três personagens de Fox em simultâneo e não se nota falhas. Cruza ainda com cenas do filme anterior para completar a história. Se o efeito existia, era para ser usado.
Mas ao contrário dos filmes actuais, não é só do engenho que vive "BTTF 2", também tem arte. O argumento que Bob Dale criou sozinho (mais uma vez culpa do coelho) é riquíssimo. Tem complementos ao primeiro filme que encaixam naturalmente, transmite todo o género de emoções e causa momentos de pura adrenalina em quem assiste. Entre Michael J. Fox, Christopher Lloyd e Tom Wilson não interessa a década, a história e a História estão sempre em boas mãos.

De longe o melhor da trilogia e o filme de viagens no tempo de eleição. É um filme completo e um clássico que não pode ser perdido. Quem adorou o primeiro filme pode ter de admitir que era apenas um aperitivo para o verdadeiro filme. É o trailer final que nos convence a ver o terceiro logo de seguida. Portanto, mais do que um simples filme do meio é a peça que une tudo.
Título Original: "Back to the Future Part II" (EUA, 1989)
Realização: Robert Zemeckis
Argumento: Bob Gale, Robert Zemeckis
Intérpretes: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Thomas F. Wilson, Lea Thompson, Elisabeth Shue
Fotografia: Dean Cundey
Música: Alan Silvestri
Género: Acção, Aventura, Comédia, Família, Ficção-Científica, Thriller
Duração: 108 min.
Sítio Oficial: http://www.bttf.com/

0 comentários: