17 de março de 2010

Documentários e biopics


"Blood Done Sign My Name" de Jeb Stuart

Não sendo um fiel documentário, é um biopic que merece destaque. Este drama fala de um ex-militar do Vietname que é espancado até à morte por um homem de negócios e seu filhos maiores. Este acidente noutra qualuqer situações seria esquecido, mas como a vítima era negra e os criminosos brancos despoletou uma série de eventos ue ficaram para a história. Isto é um ponto de vista sobre como tudo começou.
Imdb


"Breath Made Visible: Anna Halprin" de Ruedi Gerber

Primeiro documentário totalmente dedicado a Anna Halprin, uma pioneira da dança moderna, não só do ponto de vista artístico como também cultural e social. Foi, por exemplo, a fundadora da primeira escola de dança multi-racial nos EUA.
Imdb


"Skin" de Anthony Fabian

Uma história real de um patinho feio. Sandra Laing é a filha negra de um casal branco. Na infância pouco se notava, mas à medida que foi crescendo as diferenças foram aumentando e o óbvio tornava-se difícil de disfarçar. Isto na África do Sul nos anos 50, em pleno apartheid. Ela terá uma longa viagem para descobrir quem é numa sociedade discriminatória, perigosa e cruel que se recusa a aceitá-la.
Imdb


"Tapestries of Hope" de Michealene Cristini Risley

Este documentário divulga e louva o magnífico trabalho de Betty Makoni e da sua Girl Child Network. A missão desta organização é salvar os milhares de raparigas vítimas de violação por homens que julgam estar a curar o VIH.
Imdb


"Waiting for Superman" de Davis Guggenheim

O sonho americano faz as crianças sonharem com um mundo melhor. Todas as noites olham pela janela à espera do salvador. Mas não há nenhum super-herói para as ajudar, terão de lutar sozinhas num mundo que se vira contra elas.
Este documentário pretende mostrar os problemas do ensino público americano e como impede os melhores de se destacarem. mais do que números, mostra rostos de vidas que podiam ser bem melhores, bastava o governo querer.
Imdb

0 comentários: