24 de março de 2010

"The Men Who Stare at Goats" por Nuno Reis


Actores de primeira renderam-se ao convite de um projecto independente. A proposta tinha pequenos estúdios, um realizador quase sem currículo (era actor há quase trinta anos), um argumentista que tem como trabalho mais mediático o fracasso "How To Lose Friends and Alienate People" e cabras. Como podia alguém resistir a isto?
Caso o título original seja suspeito, o título português não deixa margens para dúvidas. Estamos perante uma comédia diferente, uma obra irónica que rompe com o paradigma do divertimento.

Bob Wilton era um repórter insignificante que fazia biscates em busca de um furo. Quando o conhecemos está a entrevistar um maluco que afirma ter feito parte de um exército secreto, feito para estudar o poder psíquico. Farto dessas estórias e com um problema familiar, decide partir para o Iraque para provar o seu valor como jornalista. No Kuweit o destino vai atirá-lo para a mesa de um compatriota que também fez parte dessa divisão secreta. Está na hora de mostrar alguma coragem e perceber o que realmente se passou com o Exército da Nova Terra.

Seja pelo caricato constante da situação ou pelas personagens desse estranho exército, não se passa muito tempo sem rir. Ficamos indecisos entre a pequena possibilidade de ser real, ou o ainda mais improvável cenário de ser tudo coincidência. As probabilidades não costumam enganar. Entre os melhores momentos não há nenhum que se compare a quando Clooney diz a McGregor (lembrem-se que ele já foi Obi-Wan Kenobi) que o pode ensinar a ser um Guerreiro Jedi.
Ao fim de uma hora aquele estilo de humor começa a cansar. Nota-se que há uma mudança de estilo - puxando a narrativa para o presente numa tentativa de corrigir isso - mas não é suficiente.

Não sendo um filme memorável, satisfaz momentaneamente. É uma oportunidade para ver quatro grandes actores em papéis bem difíceis. Controlar o riso naquelas situações (maquilhado para parecer 20 anos, trancinha, bigode) supera em muito o jogo do sério feito contra as cabras. Convém aproveitar para ver Jeff Bridges em cinema já que o filme do Oscar não estreia por cá.


Título Original: "The Men Who Stare at Goats" (EUA, Reino Unido, 2009)
Realização: Grant Heslov
Argumento: Peter Straughan (baseado no livro de Jon Ronson)
Intérpretes: Ewan McGregor, George Clooney, Jeff Bridges, Kevin Spacey
Fotografia: Robert Elswit
Música: Rolfe Kent
Género: Comédia, Guerra
Duração: 94 min.
Sítio Oficial: http://www.themenwhostareatgoatsmovie.com/

0 comentários: