16 de setembro de 2003

Toronto premeia Takeshi Kitano


A 28ª Edição do Festival de Toronto premiou "Zatôichi", o último filme do japonês Takeshi Kitano. Decorrido entre 4 e 13 de Setembro, o Festival de Toronto apresentou inúmeros filmes que suscitaram a curiosidade de público e imprensa, entre os quais "21 Grams" de Alejandro González Iñárritu, o qual compareceu no certame, acompanhado de Benicio del Toro e de Naomi Watts, protagonistas do filme, "Coffee and Cigarette", a obra a preto e branco de Jim Jarmusch, "Lost in Translation" de Sofia Coppola, "Shattered Glass" de Billy Ray, "Dogville" de Lars von Trier, o filme choque em Cannes, "The Brown Bunny" de Vincent Gallo, "Carandiru" de Hector Babenco (inserido numa visão sobre o cinema brasileiro actual), "Le Temps du loup" de Michael Haneke, "Casa de los Babys" de John Sayles, "Elephant" de Gus Van Sant (vencedor em Cannes) e os portugueses João César Monteiro e Manoel de Oliveira com "Vai e Vem" e "Um Filme Falado", respectivamente, entre muitos outros.


Conhecer Kitano e "Zatôichi"

O grande vencedor desta edição em Toronto foi Takeshi Kitano. Nascido em Tokyo, em 1947, Kitano, jovem rebelde, inicia-se nas lides dos palcos quando com um amigo cria um duo cómico de stand-up comedy, que fez muito sucesso na televisão japonesa, tendo aprendido comédia, dança e canto com um comediante de renome do seu país. Despertando entretanto para a representação, Kitano começa a interessar-se pela realização, tendo-se iniciado em 1989 com "Sono otoko, kyobo ni tsuki", fazendo quase anualmente uma aparição com um novo filme, até que começou a despertar a atenção ocidental para a sua filmografia quando em 1997 realiza "Hana-bi", um thriller com o qual vence o Screen International Award para o melhor filme não-europeu e o Leão de Ouro em Veneza. A partir daí, várias são já as obras que o tornam um cineasta de referência, entre as quais "Brother" em 2000, "Dolls" em 2002 (que recentemente passou pelas nossas salas), e o agora galardoado "Zatôichi".
"Zatôichi" conta a história de um cego (Kitano) que vive de apostas e massagens. Mas debaixo de uma aparência normal, Zatôichi é um exímio espadachim, que faz gáudio da perfeição com que maneja a espada. Entrando no sub-mundo das lutas entre gangs e de um universo dirigido por um poderosos samurai, irá defender a honra e a vida de duas geishas que procuram vingar a morte dos pais. Toronto volta em 2004 entre 9 e 18 de Setembro.


Título Original: "Zatôichi" (Japão, 2003)
Realizador: Takeshi Kitano
Intérpretes: Tadanobu Asano, Yûko Daike e Akira Emoto
Argumento: Takeshi Kitano e Kan Shimozawa
Fotografia: Katsumi Yanagishima
Música: Keiichi Suzuki
Género: Acção
Duração: 116 min
Sítio oficial: http://office-kitano.co.jp/zatoichi/


0 comentários: