10 de dezembro de 2005

"Os 100 Mais do Cinema Fantástico" por António Pascoalinho



50 - 41



41.A Semente do Diabo
tít. orig.- Rosemary's Baby (USA 1968)
real. Roman Polanski

Um casal recém-casado aluga um apartamento num velho edifício em Nova York. Os vizinhos são um casal de idade respeitável, muito prestáveis, mas capazes de provocar na jovem heroína um forte sentimento de repulsa. Actor no desemprego, o marido arranja de súbito um emprego importante. E a mulher fica entregue a si própria, o que se torna mais grave quando descobre que está grávida e começa a padecer de terríveis pesadelos nocturnos, onde se anuncia que o seu filho não é mais que o filho de Satanás. Obra-prima do terror psicológico, este filme é um marco que surgiu bem antes dos Exorcistas ou da tetralogia Omen. E, por isso, essencial!

42.2001, Odisseia no Espaço
tít. orig.- 2001, a Space Odyssey (Inglaterra/USA 1968)
real.- Stanley Kubrick

O clássico dos clássicos de Sci-Fi nasceu da imaginação do escritor Arthur C. Clarke. Kubrick extraiu daí uma obra espectacular, uma espécie de ópera pontuada por uma notável banda sonora, que narra a evolução da espécie humana desde a Idade da Pedra à exploração espacial, durante a primeira viagem humana a Júpiter. Os diálogos com o computador Hal 9000, as aparições do monolito negro e as alucinações do astronauta que fecham o ciclo da evolução, são hoje um marco no Cinema de Ficção. Bem como o raccord em que o osso se transforma em nave espacial, ou a estação orbital que se desloca ao som do Danúbio Azul. Não há adjectivos que cheguem para catalogar este filme!

43.Laranja Mecânica
tít. orig.- A Clockwork Orange (USA 1971)
real.- Stanley Kubrick

Um dos filmes mais originais na carreira do seu ilustre realizador, caiu como efeito-choque na América dos anos 70. A sua elegia da violência gratuita, a introdução das lavagens ao cérebro como elemento redentor e a originalidade no grafismo, do guarda-roupa à cenografia, não deixaram ninguém indiferente. Para além disso, esta é uma das obras jamais concebidas, que melhor interliga a acção com a banda sonora. E que no seu conjunto, por entre proibições de exibição, censura e mistério, se transformou num dos cult-movies mais adorados da 7ª Arte. Sobretudo agora, depois da morte de Stanley Kubrick. Imprescindível!

44.Exorcista, O
tít. orig.- The Exorcist (USA 1973)
real.- William Friedkin

Um dos melhores filmes que o Cinema de Terror jamais nos ofereceu. A eterna luta entre o Bem e o Mal. A Fé e a Ciência. Talvez funcione melhor pelo terror psicológico que transmite do que pelo explícito das situações, mas a verdade é que consegue impressionar sem deixar de ser um óptimo pedaço fílmico. Linda Blair é a adolescente possuída por um terrível demónio. Jason Miller o padre cuja fé vai ser questionada da mais terrífica das formas. E Max Von Sydow o exorcista, o conhecedor dos rituais necessários e cuja crença no Bem parece intransponível. As sequências no quarto da rapariga enquanto decorre o exorcismo propriamente dito, são dignas de figurar em qualquer manual que pretenda mostrar ou ensinar como se faz um Filme de Terror. Tudo o resto, já fez desta obra um clássico. E com toda a justiça.

45.À Beira do Fim
tít. orig.- Soylent Green (USA 1973)
real.- Richard Fleischer

Na Nova York de 2002, há um grave problema de sobre-população. Mais de 40 milhões de pessoas vivem em Manhattan. Por isso, o Governo decide oferecer aos mais idosos uma forma de suicídio feliz: uma espécie de eutanásia, por entre imagens paradisíacas de quando o Mundo era um lugar belo e azul. E ao mesmo tempo, começa a distribuir às populações esfomeadas umas pastilhas verdes, capazes de garantir as proteínas necessárias à sobrevivência. O problema advem então de um polícia (Charlton Heston), que descobre serem as ditas pastilhas fabricadas a partir da carne humana dos tais idosos empurrados para a morte voluntária. É um argumento estranho, esperemos apenas que uma tal realidade nunca nos atinja!

46.Zardoz
tít. orig.- Zardoz (Inglaterra 1973)
real.- John Boorman

A acção do filme situa-se em 2293. 300 anos antes, a Terra sofrera o holocausto. Um grupo de privilegiados, ricos, poderosos e sábios, conseguiu escapar ao cataclismo. O seu objectivo: preservar o conhecimento e os tesouros da civilização, enquanto o Mundo mergulha nas trevas. Mas, naquele universo dividido em 3 castas, a dos eternos, a dos renegados (punidos com a velhice) e a dos apáticos, um grupo de rebeldes vai tentar estabelecer novas leis. É uma obra bizarra, com um dos papéis mais atípicos do grande Sean Connery. Mas é ainda assim um produto deveras original, mesmo dentro dos parâmetros da Ficção Científica.

47.O Fantasma do Paraíso
tít. orig.- Phantom of the Paradise (USA 1974)
real.- Brian De Palma

Estranha mistura entre os universos do Fausto e do Fantasma da Ópera, este é dos filmes mais injustamente esquecidos do seu realizador. Um jovem compositor prepara a sua "cantata". Mas um perverso editor discográfico rouba-lha e manda os capangas deitá-lo ao rio como morto. O regresso do morto-vivo é dado adquirido. E vai conduzir à descoberta de segredos terríveis, que passam pela venda da alma ao Diabo em troca da fama. Há muito tempo que este filme não é mostrado em Portugal. Talvez fosse tempo de o irem recuperando.

48.Festival Rocky de Terror
tít. orig.- The Rocky Horror Picture Show (Inglaterra 1975)
real.- Jim Sharman

Reinventar o mito de Frankenstein pelos parâmetros do musical, com muita dança, canções e sexo à mistura, foi a receita deste "Festival", que se transformou no maior cult-movie de todos os tempos, adorado por uma legião de fanáticos que ainda hoje o revêem quase religiosamente nas sessões da meia-noite, um pouco por todo o Mundo. Temos o casalinho em lua-de-mel que vai parar ao castelo do Barão, que por acaso é transexual. Um monstro e um naipe de assistentes que ensinam aos noivos os prazeres da carne. E muita, muita alegria já que, naquela noite e como se diz no filme "There's a light up there in Frankenstein's place!".

49.O Génio do Mal
tít. orig.- The Omen (USA 1976)
real. Richard Donner

Gregory Peck é o embaixador Americano em Londres. Lee Remick a amantíssima esposa. Juntos, geram uma criancinha adorável que virá a revelar-se filho de Satanás. E, por isso, e com a ajuda de uma perversa babysitter, o miúdo lá vai eliminando todos à sua volta, com mortes bastante horrendas, em busca da vitória do Reino das Trevas. Ficaram célebres os assassínios do padre (empalado por um pára-raios) e do fotógrafo (decapitado por um vidro gigante). O conjunto é uma obra bastante angustiante, que grangeou uma legião de adeptos e serviu de catapulta a uma série de filmes que já vai no opus 4.

50.Carrie
tít. orig.- Carrie (USA 1976)
real.- Brian De Palma

Uma rapariga com poderes paranormais vive escorraçada pelos colegas de turma, que a consideram demasiado estranha. Resta-lhe a companhia de uma mãe ultra-possessiva, daquelas que passam o dia rodeadas de velinhas, em rituais de magia negra. Por isso, quando um dos rapazes mais elegantes do liceu a convida para o baile de finalistas, aceita sem hesitar. Só que o convite não passava de uma partida para a ridicularizar, e por isso a nossa Carrie vai ter que "puxar dos galões" e provocar a maior matança de que havia memória naquelas paragens. Violentíssimo, este filme de Brian de Palma marca o lançamento de um senhor actor, John Travolta. Embora na altura não se desse por nada! E a sequência final constitui um dos maiores "saltos na cadeira" de que há memória.


1 comentários:

Anónimo disse...

António, não sei se te perdoo por colocares o 2001 e a Laranja Mecânica numa posição tão modesta... :)

Grande abraço

Filipe Lopes