15 de dezembro de 2005

”Shopgirl” por Nuno Reis



Steve Martin é um dos rostos mais conhecidos do cinema actual e costuma ser associado à comédia apesar de ter filmes de diversos géneros. Na sua estreia literária Martin apresenta-nos “Shopgirl”, a história de uma rapariga com muitos sonhos para quem a realidade era irónica… até a sorte lhe bater à porta.
Mirabelle é a “rapariguinha do shopping”, trabalha na secção das luvas de uma grande loja onde se alternam momentos de pasmaceira e clientes desagradáveis. Na lavandaria conhece Jeremy, um jovem simpático e tresloucado que mete conversa com ela e acaba por a convidar para sair. No início a relação é um pouco estranha pois Jeremy em si é uma pessoa estranha, mas Mirabelle simpatiza com ele e poderiam até continuar juntos se ela não tivesse arranjado um melhor partido. Ray é um milionário que, sem nenhuma razão aparente, mete conversa com ela. Muito rapidamente consegue convidá-la para sair e as diferenças entre Ray e Jeremy são tão óbvias que ela imediatamente descarta o seu anterior namorado.
Enquanto Mirabelle tem com Ray uma relação que parece de sonho e que parece ir ficar dradoura, Ray tem com Mirabelle um simples caso que serve para “passar o tempo”. O terceiro elemento deste triângulo amoroso parte em viagem com uma banda que, não pelas suas músicas mas pelas suas personalidades e atitudes perante o mundo, o transformará num homem melhor.
O assunto deste trabalho de Anand Tucker é deveras delicado. O amor acaba por ser secundário num filme que deveria ser centrado no sentimento. O momento em que Mirabelle adoece deveria ter causado uma viragem efectiva na história mas a única mudança é afectiva e temporária. As interpretações realístas e dramáticas de Claire Danes e Steve Martin, aliadas à personagem de Jason Schwartzman, invulgar como sempre, tornam este trabalho interessante. Peca por tratar um tema tão belo e delicado como o amor de forma tão leve, a narrativa feita por Steve Martin é bastante mais intensa contudo é demasiado pesada para o filme. Um melhor equilíbrio podia ter sido atingido se os sentimentos/pensamentos fossem mais trabalhados, a parte mais importante da mensagem que pretende transmitir não fica escrita com letra suficientemente forte e acaba por se apagar.






Título Original: “Shopgirl" (EUA, 2005)
Realização: Anand Tucker
Intérpretes: Steve Martin, Claire Danes, Jason Schwartzman
Argumento: Steve Martin
Fotografia: Peter Suschitzky
Música: Barrington Pheloung
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 104 min.
Sítio Oficial: http://shopgirl.movies.go.com/

0 comentários: