19 de outubro de 2008

Encontro de bloggers em Ourense


Passar umas semana num festival de cinema é garantia de ver muitos filmes. Se for na Galiza os filmes são espaçados pela boa gastronomia. Curiosamente muitas das refeições foram na companhia do blogger Martin Pawley, pioneiro na escrita de cinema em galego.

O blog de Martin é o Días Estranhos. Começou por ser um local de protesto contra a presença espanhola em guerras alheias, minutos depois falou do acidente do Prestige. Estávamos no dia 17 de Março de 2003. Dia 18 com uma referência a "The Day Earth Stood Still" começou a escrita de cinema que acabou por se tornar a temática central do Días Estranhos.

Nesses magníficos almoços também estava presente Marcos Nine, documentalista e realizador de "Carcamans", documentário fundamental sobre o acidente do Prestige. Através deles fiquei a conhecer uma incrível história de mentiras e jogos políticos que impediram as pessoas de combater a mancha desde o início. Felizmente a ingenuidade não é característica dos galegos que, desafiando as autoridades e arriscando a própria vida, pegaram nos barcos e enfrentaram o petróleo no território que sempre lhes pertenceu: o mar. Este combate épico poderia ter sido dos portugueses, mas as rezas de Paulo Portas a Nossa Senhora foram melhores que as de Manuel Fraga a Santiago. O resultado eleitoral foi idêntico para os dois políticos.

Voltando ao cinema, tema principal deste blog, recomendo uma visita ao Días Estranhos. O link já está na barra lateral.

Sugiro aos festivais portugueses que organizem encontros com os blogs cinéfilos. Esta partilha internacional de opiniões e experiências não só será um excelente incentivo aos blogs como ajudará na promoção de filmes e festivais pois os bloggers são os mais activos e fiáveis comentadores da sociedade.

0 comentários: