6 de outubro de 2008

Sitges 2008 - Dia 4 de Outubro


Já se celebra o cinema em Sitges. Este ano ao festival junta-se o Méliès d'Or, prémio máximo do cinema europeu para o género fantástico. O Antestreia como habitualmente está a cobrir o maior evento do cinema fantástico.



Dia 4 de Outubro


Num dia que começa às dez da manhã com uma classe magistral de Douglas Trumbull sobre o clássico "2001" é difícil dizer que os filmes são o ponto alto. No entanto como são eles a razão da existência dos festivais falemos dos filmes.
Este fim-de-semana a programação é fraca, apenas "Surveillance" tem alguma fama e como em Portugal já estreou não tem o sabor a novidade. Felizmente os filmes espanhóis trazem sempre muitas estrelas a Sitges e a animação é garantida.
Hoje as estrelas foram variadas. Por exemplo "Teaserland", uma amostra do Festival Internacional de Trailers Falsos, levou ao palco alguns dos maiores realizadores espanhois incluindo os recentes vencedores do Fantas, Balagueró, Plaza e Bayona. Esta iniciativa pretende ampliar aquilo que "Grindhouse" fez e coleccionar trailers falsos. Toda a gente pode participar e todos os géneros são bem vindos.
Nos filmes verdadeiros houve muitas desilusões. "Soy um Pelelé", comédia truculenta sobre o mundo do cinema, foi execrável. "Santos", uma comédia de super-heróis em imagem real ao estilo anime, foi sofrível ao princípio e terrível até ao final.
A sessão da noite estava reservada para "Sexykiller" que combinou humor e sangue numa receita ligeiramente adaptada. Nesse momento a fasquia já estava tão baixa que um salto à altura dos joelhos pareceria recorde mundial. Este filme num dia normal seria considerado original e divertido, ontem e em comparação com os anteriores pareceu brilhante.
Como se não bastassem os maus filmes, o que arruinou ainda mais a noite foram os sucessivos atrasos nas sessões. Quase vinte minutos em cada e a sessão das 23 horas começou à meia-noite. Pelo menos não choveu.

No mundo paralelo que decorre nos festivais, por onde se deslocam os convidados, a atenção da imprensa esteve em "Santos". A divertida entrevista foi o que salvou aquela equipa da ira dos críticos nos artigos de hoje. A entrevista e especificamente a presença de Elsa Pataky, nova coqueluche do cinema espanhol. Quando o tempo permitir iremos publicar a conferência na íntegra.

1 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,eu sou do Brasil da cidade de Salvador da Bahia,adorei conhecer este blog,conheci este blog através da REDE NORONHA DE TELEVISÃO www.redenoronhadetelevisao.blogspot.com esta é uma rede de tv na internet bastante visitada ,e o blog ANTESTREIA SIMPLESMENTE É MUITO BELO E DE ÓTIMA QUALIDADE,o assunto mais giro do momento na UCSAL www.ucsal.br ,é o comentário super positivo da qualidade deste blog ANTESTREIA,parabéns ao blog e parabéns a REDE NORONHA DE TELEVISÃO www.redenoronhadetelevisao.blogspot.com , pela ótima parceria
Pedro de Souza Oliveira.
Salvador -Bahia-Brasil