1 de março de 2007

"El Laberinto del Fauno" por Nuno Reis

Em 1944 o mundo atravessava o seu maior pesadelo. A Guerra de que todos falavam era mundial mas em Espanha ainda se sofria da guerra civil. Ofélia é uma inocente criança que acompanha a sua mãe grávida numa viagem para junto do seu novo pai. Numa paragem da viagem, Ofélia deixa-se encantar por um insecto que liberta e que a levará a conhecer um fauno nas traseiras do velho moinho que habita. O fauno diz-lhe que ela é uma princesa que terá de cumprir uma missão para poder tomar o seu lugar junto ao verdadeiro pai. Nessa noite todo um novo mundo escondido desperta para ela.

A mais recente obra de Del Toro, como todas as demais, tem uma qualidade visual incomparável a filmes de qualquer outro realizador. As criaturas, criadas por computador ou com um moderno disfarce, são sempre deslumbrantes e perfeitas ao detalhe. Este argumento pleno de magia e de uma beleza de conto de fadas transporta-nos para um mundo irreal, que poderá não ser apenas resultado de uma mente fértil.

O filme que abriu o Fantasporto e conquistou os Óscares tem como maior arma ser centrado numa criança. Muitas vidas se cruzam e a História Espanhola está a ser feita, enquanto na floresta se desenrola uma guerrilha e no antigo moinho prevêem-se complicações de parto para Cármen, Ofélia atravessa portas secretas na sua demanda. Mas será o Fauno o seu único amigo ou apenas mais um monstro que tem de ser derrotado para que possa viver feliz para sempre? Ou será aquilo que chamamos imaginação uma realidade que não pode ser vista por todos? A única coisa garantida neste filme é que quem o viu, acreditando ou não em magia, ficará encantado.





Título Original: "El Laberinto del Fauno" (Espanha, EUA, México 2006)

Realização: Guillermo del Toro
Intérpretes: Ivana Baquero, Aradna Gil, Sergi López, Doug Jones
Argumento: Guillermo del Toro
Fotografia: Guillermo Navarro
Música: Javier Navarrete
Género: Drama/Fantástico/Thriller
Duração: 119 min.
Sítio Oficial: http://www.panslabyrinth.com/

1 comentários:

Anónimo disse...

Não consegui ir ver esse filme ao Fantas ( estava esgotado)...acabei por ver nesse dia o Suicidio Encomendado . Valeu a pena...pk hoje estreia no circuito comercial :) tenho grandes expectativas.Ainda + agora ke li isto .