25 de março de 2007

"An Inconvenient Truth" por Ricardo Clara

Um aviso com Óscar ao lado


"Olá, o meu nome é Al Gore e eu já fui o futuro Presidente dos Estados Unidos da América". É difícil encontrarmos um qualquer documentário que comporte uma mensagem ou aviso e que não caia (a não ser que seja essa a intenção) na tentação de cair na questão política da "coisa". "Uma Verdade Inconveniente" não é excepção. E confirmamo-lo com esta frase que Albert Gore, antigo congressista do Senado norte-americano e que se candidatou nas presidenciais de 2000 a "líder do mundo livre", como pomposamente gostam de se apelidar. Nessa altura, e como se devem recordar, chegou à Casa Branca o actual presidente George W. Bush, numas controversas eleições onde se discutiu (e ainda se discute) se houve ou não resultados falseados no populoso estado da Flórida.
Discussões e polémicas à parte, Al Gore, que já enquanto estudante, e mais tarde como congressista, desenvolveu uma atenção especial pelas preocupações ambientais, aproveita a folga que a "derrota" nas eleições lhe ofereceu para iniciar um périplo mundial no qual fez uma apresentação dessas mesmas preocupações com o futuro do planeta, para audiências tão díspares como as da China, Coreia do Sul ou Índia. E, após todas as palestras, estudos e conversas com especialistas do ramo, Gore chegou a uma conclusão alarmante, que não obstante vir sendo tema de alerta por parte da comunicação social, não o é ainda que conscensialize as pessoas em geral - estamos a caminho de uma grave crise ambiental. O então ex-futuro presidente decide passar para documentário essas palestras, tentando transmitir as suas preocupações e medos, misturando aí um pouco das suas vivências enquanto jovem rural, enquanto filho, pai e irmão. E, no meio destas premissas, o realizador Davis Guggenheim dirige e monta uma sólida peça documental, equilibrando dramas pessoais do orador com dramas ambientais à escala mundial, bem orquestrado com imagens e com música mas, claro, não conseguindo abster-se de enviar alguns recados políticos que, quiçá, não seriam desnecessários.
Efectivamente, "Uma Verdade Inconveniente" tem como base uma das palestras leccionadas por Al Gore (e, claro, a única que possuía aqueles recursos audiovisuais e de panafernália técnica), onde somos avisados desse grave problema que é o aquecimento global, por intermédio de fotografias, números, cálculos, estatísticas, gráficos e desenhos (onde nem o "Futurama" de Matt Groening falta), numa tentativa de despertar consciências e abanar convicções. Tem o mérito de o fazer de forma competente e lúcida, de fácil tangibilidade e com fórmulas muito bem delineadas nas chamadas de atenção, unindo a vertente didática com uma montagem muito conseguida, onde descobrimos em Gore um óptimo narrador (isto, claro está, se deixar para trás a carreira política). A (re)ver.


Título Original: "An Inconvenient Truth" (EUA, 2006)
Realização: Davis Guggenheim
Intérpretes: Al Gore
Fotografia: Davis Guggenheim e Bob Richman
Música: Michael Brook
Género: Documentário
Duração: 100 min.
Sítio Oficial: http://www.climatecrisis.net

0 comentários: