14 de março de 2007

"The Fountain" por Nuno Reis


A carreira como realizador de Darren Aranofsky após o curso resumia-se apenas a "Pi" e "Requiem For a Dream". São sem dúvida dois marcos na história do cinema mas desde 2000 que não lançava nenhum novo trabalho e os fãs ansiavam.
Chega esta semana às salas nacionais a mais recente obra de Aranofsky - "The Fountain" – e o seu elenco está ao nível das grandes produções. Helen Burstyn mantém-se no lote dos escolhidos, o cavaleiro é Hugh Jackman e a donzela em apuros é Rachel Weisz.

A história está dividida em três mundos e em três tempos. A Espanha da Inquisição, um laboratório moderno de neurocirurgia e uma árvore que deriva na espaço. Em Espanha um guerreiro é mandado pela sua rainha numa missão impossível. Para salvar o seu país da Inquisição, terá de encontrar a Fonte da Juventude que está escondida entre as três grandes cidades Maias. Quinhentos anos depois, num laboratório um investigador luta contra o tempo para descobrir a cura para o tumor que lentamente lhe rouba a mulher. A sua última esperança é uma árvore da América do Sul parece esconder a cura para a doença mais temida - a morte. E outros quinhentos anos passados, no meio do espaço, um homem acompanha a Árvore da Vida na sua viagem espacial para o Reino dos Mortos. As demandas de um homem que movido apenas pelo Amor parte em busca do Conhecimento, num constante desafio à Morte.

O eterno confronto contra a morte e a milenar busca pela Fonte da Vida vistos de diferentes perspectivas que misturadas originam um filme único. Está longe de ser brilhante e para grande parte do público poderá ser muito pesado, mas mesmo assim é uma história deslumbrante, recheada de emoção e amor, onde a morte desinibe os intervenientes e todos os sentimentos são expressos.
“Uma ode à Morte” é como o realizador descreve o filme e é um excelente resumo das sensações transmitidas pois foi filmado de tal forma que a Morte, em todas as suas formas, é bela e poética, e depois da morte o próprio Amor fica mais forte. O tempo parece pouco quando se ama, mas a Eternidade é tempo suficiente para amar.




Título Original: "The Fountain" (EUA, 2006)
Realização: Darren Aronofsky
Intérpretes: Hugh Jackman, Rachel Weisz, Ellen Burstyn
Argumento: Darren Aronofsky, Ari Handel
Fotografia: Matthew Libatique
Música: Clint Mansell
Género: Acção/Drama/Romance
Duração: 96 min.
Sítio Oficial: http://thefountainmovie.warnerbros.com/

0 comentários: