20 de março de 2010

Concurso de amadores?


Lembram-se do tempo em que os Jogos Olímpicos eram para amadores? Os melhores do mundo enfrentavam-se, mas não podiam ser demasiado bons, daqueles que ganhavam dinheiro fazendo desporto. Era uma regra estúpida pois pretendia descobrir os melhores entre os menos bons.
Descobri um caso onde a mesma se poderia aplicar. Um concurso que pretende dar a conhecer blogs ao mundo e onde blogs do jornal Público começam a ter demasiado destaque pela segunda vez. O ano passado foi o blog convidado Da Rússia o premiado. Este ano é o Fugas que se infiltra entre os blogs de cultura e lazer. Um blog que hoje em dia é uma revista! Sendo o objectivo mostrar aos portugueses blogs desconhecidos, não é um pouco ridículo misturarem-nos com estes blogs com direito a publicidade gratuita em jornais de grande tiragem? Ainda por cima há uma categoria própria para esses blogs: Publicidade, Marketing e Comunicação.

O vencedor em cultura da última edição era sobre TV, ficou inactivo e mesmo assim blogs com temática semelhante estão nos lugares cimeiros. Por isso fiz um levantamento dos blogs de cinema, aqueles que fazem mais do que ficar sentados no sofá a ver televisão. Encontrei 20. É com estes que o Antestreia compete pois falam do mesmo assunto, têm os mesmos leitores, lutam com as mesmas armas.

Estamos no quinto lugar e prestes a ser ultrapassados, não há como evitar. Já não tenho coragem de pedir a mais ninguém que se registe para votar no Antestreia. O que venho pedir é que se registem para votar neles. Para que os blogs de cinema estejam visíveis no quadro de honra e, se possível, na fase final. Alguns deles estão verdes. Seis começaram em 2009, um em 2010, mas porque não? O interesse é divulgar e é para isso que aqui estamos. Sugiro que leiam estes blogs, vejam o seu estilo, o seu passado, o seu interesse. Escolham e votem, não num ou dois, mas em todos os que mereçam ser divulgados.
O Antestreia está entre eles. Em princípio quem está a ler este artigo já votou em nós, chegou a vez de votarem nos outros. Quem não se registou porque "por um não valia a pena" vai ter de pensar em novas desculpas. São só dois minutos.

Ante-Cinema (Votar)
Antestreia (Votar)
Bela Lugosi Is Dead (Votar)
Brain-Mixer (Votar)
Breath-Away (Votar)
Cineblog (Votar)
Cinema as My World (Votar)
Cinema Meu Mundo (Votar)
Cinema Xunga (Votar)
Cinematograficamente Falando… (Votar)
Close-Up (Votar)
Doces ou Salgadas? (Votar)
Golden Ticket (Votar)
Estrelas e Filmes (Votar)
Keyzer Soze's Place (Votar)
Laxante Cultural (Votar)
Lula Gigante (Votar)
O Canto Cinéfilo do Lucas (Votar)
Pipocas e Claquetes (Votar)
Split Screen (Votar)

Boa sorte a todos.

6 comentários:

João Pinto disse...

Eu acho mas é que já era altura da blogosfera portuguesa acordar e boicotar esta campanha de marketing que é o Super Blog Awards. Os bloggers são inteligentes o suficientes para compreender que o único beneficiado do Super Blog Awards é a Super Bock, uma marca que não anda a salvar órfãos ou a contribuir para o beneficio da sociedade, muito pelo contrário, fabrica bebidas alcoólicas que potenciam um dos maiores e piores vícios da humanidade. Não é à toa que eles só aceitam a candidatura se pusermos o seu dístico com o símbolo e nome da marca em grande destaque e ainda por cima peçam o registo de utilizadores votantes, utilizadores esses que posteriormente recebem newsletters e informações de campanha nos seus emails, ou seja, spam, essa maldita coisa que nos enche as caixas dos emails. Os melhores blogs nunca ganham nem nunca ficam entre os primeiros porque os que têm mais “amigos” ou mais computadores com emails falsos é que ganham. Eu não inscrevi o projecto que administro, Portal Cinema, porque simplesmente não concordo com o concurso, no entanto, não tenho dúvidas que o poderia ter colocado facilmente nos cinco primeiros atendendo à nossa quantidade de visitas e aos nossos amigos no facebook, bastava utilizar uma campanha de marketing maçadora mas não o fiz. Não é vergonha nenhuma não ganhar o Super Blog Awards até porque o vencedor da nossa categoria na edição anterior era simplesmente deplorável. Os prémios que a Super Bock são irrisórios atendendo o dinheiro que eles poupam com a publicidade que nos lhe damos e acredito que se não houvesse um prémio a classificação seria diferente e o espírito original mas falso dos prémios seria posto em prática. Já que não têm qualquer hipótese de ganhar acho que o Antestreia e os outros blogs mencionados deviam sair do concurso e retirar os dísticos dos seus templates porque são bons demais para estarem numa competição tão medíocre e tão obscura.

Pedro Afonso disse...

Bem, concordo com algumas das coisas que o JT disse e respeito a sua decisão. Apesar disso, apoio a tua iniciativa Nuno, e agradeço o facto de teres incluído o laxanteCULTURAL na lista. Já exerci o meu dever para com a comunidade cinematográfica blogueira, e espero que todos os aqui representados façam o mesmo. Talvez, se estiveres de acordo, pudéssemos divulgar este post nos restantes blogs (com o devido crédito). Pode ser que ainda vamos a tempo...
Continuação de bom cinema e boa escrita.

Nuno disse...

A Super Bock merece mérito pois teve uma ideia inovadora para fazer publicidade. E tem iniciativas sociais variadas, não é só vender álcool!
http://unicer.pt/gca/index.php?id=590
E a newsletter ninguém é obrigado a receber, é só pôr o pisco no não.

Acho que todos ganhamos com a publicidade. Os utilizadores que votem acabam por ver pelo menos o top 10 de cada categoria. A minha ideia é precisamente maximizar esse efeito, mesmo que apenas na secção de cinema.

É daquelas ideias que temos quando devíamos estar a dormir. Espero que resulte.

Bruno Cunha disse...

Eu acho muito bem esta divulgação e obrigado por referires o meu nome porque eu já não me lembrava que me tinha candidatado!

Abraço
Cinema as my World

João Pinto disse...

Boas Nuno

Eu compreendo perfeitamente que alguém entre num destes concursos de popularidade para obter visibilidade mas não vamos santificar a Super Bock. O ano passado pedi que não me enviassem newsletters e realmente não me as enviam mas de dois em dois meses lá recebo um email com novidades sobre os produtos da empresa que detém a marca de cerveja, ou seja, a Super Bock não envia emails mas a sua superior envia. Somos todos inteligentes e ninguém acredita que eles guardam os emails numa gaveta e nunca mais os utilizam. Quanto à inovação da campanha não duvido que o Departamento de Marketing da Super Bock anda a ganhar bem e a fazer o seu trabalho e a provar esta afirmação está o seu crescente numero de vendas, no entanto, não vejo qualquer coisa de positivo para os blogs desconhecidos neste concurso porque com a excepção dos dez primeiros de cada categoria que aparecem com o link exposto mais nenhum blog é beneficiado e só os que já os conhecem é que votam neles. Eu não tenho nada contra a Super Bock, muito pelo contrário, acho que no seu terreno ela dá um verdadeiro baile às suas rivais mas é muito triste ver verdadeiras campanhas de voto como que se este concurso valesse realmente alguma coisa ou abrisse algum tipo de oportunidade, como próprio dizes o vencedor do ano passado ficou inactivo. O Antestreia até é o mais tímido e talvez por isso não esteja em primeiro mas não tens noção da quantidade de emails e mensagens que recebo para me registar e votar num determinado blog. Eu sinceramente espero que o júri valorize o Antestreia porque na nossa categoria é claramente o melhor posicionado e sei que farás o mais acertado com os valores dos prémios.

Sam disse...

Só agora consultei este post (cujo conteúdo apoio inteiramente), mas já havia votado em todos os blogues relacionados com Cinema.

E, realmente, deveria haver uma categoria só de Cinema, dedicado aos autores de sítios não-comerciais.

Cumps cinéfilos.