31 de março de 2005

”Control” por Nuno Reis



Inicialmente publicado a 3 de Março, durante o Fantasporto onde foi exibido.

Outra importante antestreia foi a de “Control”, o retrato de um homem que é perseguido pelo passado. A história é simples, um poderoso laboratório desenvolveu uma droga que reprime o mal nas pessoas, aquela que poderá ser a descoberta mais importante para a sociedade, o fim da violência desnecessária, vai entrar em fase de testes. Para começar com algo realmente difícil são escolhidos os piores indivíduos, assassinos condenados à morte terão uma oportunidade de se arrependerem dos seus pecados.
O farmacologista responsável pela descoberta é interpretado por Willem Dafoe, o vilão a redimir é Ray Liotta. Michelle Rodriguez e Stephen Rea têm os papeis secundários. O filme começa pela morte forjada do indivíduo, pouco depois acorda e fazem-lhe a proposta, ou morre a sério ou talvez tenha sorte e ganhe uma vida nova. O cientista é apresentado como um homem com uma razão pessoal para que o projecto tenha sucesso, a morte desnecessária do filho. O criminoso é constantemente referido, por flashbacks, como sendo vítima de um passado infeliz repleto de maus tratos e brutalidade o que o levou a uma incomparável carreira no crime, tendo morto pessoas más como ele mas também, por acidente, um inocente. Quando os seus inimigos descobrem que está vivo e vão atrás dele não terão por adversário uma máquina assassina mas apenas um homem arrependido do seu passado e que pretende uma vida sossegada.
Sem ser um grande filme é fácil de ver e o final é uma boa surpresa. Tem algumas inconsistências mas não são imediatamente descobertas. Um bom trabalho que nos EUA foi directamente para vídeo e cá estreia numa semana em que a concorrência é forte.

1 comentários:

Anónimo disse...

Vamos então ver o que sai daí...