9 de março de 2005

Mais notícias nacionais


Mas não só do FEST se encontra o calendário cultural português preenchido. Outros festivais se aproximam. E como o Antestreia apoia a divulgação de todos os projectos de componente cinematográfica, aqui fica um pequeno sumário:

INDIELISBOA 2005 - FESTIVAL REGRESSA EM ABRIL COM NOVOS PRÉMIOS E JÚRIS


O Júri Internacional da próxima edição do IndieLisboa será composto por Ilda Santiago, directora do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, pela actriz portuguesa Beatriz Batarda, pelo realizador argentino Lisandro Alonso (que também estará no IndieLisboa no âmbito da homenagem à cinematografia independente argentina), pelo crítico alemão Olaf Möller (editor europeu da conceituada revista Film Comment), e pelo jornalista britânico Kieron Corless (escreve para as prestigiadas Time Out London e Vertigo).
Este júri atribuirá o Grande Prémio de Longa-Metragem, o Grande Prémio de Curta-Metragem Sagres Preta, o Prémio Tóbis para Melhor Filme Português, e ainda o Prémio AIP/ Fuji Film de Melhor Fotografia para Melhor Filme Português.

Além do Júri Internacional, o Indielisboa acolherá pela primeira vez o Júri da Onda Curta, que atribuirá o muito prestigiado prémio 2: Onda Curta, que consiste na aquisição de direitos de exibição dos filmes vencedores para o programa Onda Curta, exibido na RTP 2.
Este Júri será constituído por João Garção Borges (autor e coordenador do programa Onda Curta), Paolo Manera (crítico e ensaísta italiano, e anteriormente responsável pela secção competitiva de curtas-metragens do Festival de Turim) e Clémentine Mourão-Ferreira (colabora regularmente com revistas de âmbito cinéfilo, e foi responsável pela coordenação da 4ª e 5ª edições da Festa do Cinema Francês)

Este ano, o IndieLisboa associa-se, também pela primeira vez, à Secção Portuguesa da Amnistia Internacional para a atribuição de um prémio a um dos filmes do festival. Com esta ligação, o festival lança as bases de uma relação que se pretende que cresça e que, no futuro, possa mesmo vir a tornar-se um prémio importante do festival.

Este conjunto de júris e prémios fica completo com o júri do público, constituído pelos espectadores das sessões da Competição Oficial e do Observatório, e que atribuirá o Prémio Jameson à Melhor Longa-Metragem, e o Prémio Jameson à Melhor Curta-Metragem.

Também pela primeira vez o Indielisboa acolherá um observador da FIPRESCI. Será uma avaliação a que o Indie se sujeita para, em edições futuras, poder vir a acolher um Júri FIPRESCI e atribuir mais um prestigiado galardão. Este ano, essa observadora será Belinda van de Graaf, vice-presidente da FIPRESCI e crítica de cinema do diário holandês Trouw e co-editora da revista de cinema De Filmkrant.

Note-se que o Festival IndieLisboa decorrerá no Fórum Lisboa e nos Cinemas King de 21 de Abril a 1 de Maio.
Toda a programação será anunciada no próximo dia 21 de Março.


XII EDIÇÃO DOS "CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS"

A XII edição do Festival “Caminhos do Cinema Português” decorre em Coimbra entre os dias 9 e 17 Abril 2005. O único festival dedicado ao cinema nacional, feito e promovido por estudantes. Levar os filmes feitos pelos nossos realizadores. Fazer do nosso cinema uma mais valia cultural. Fazer tudo para que o cinema nacional deixe de ser a última opção nas salas de projecção portuguesas. Coimbra acolhe mais uma vez os Caminhos do Cinema Português, uma organização do Centro de Estudos cinematográficos da Academia de Coimbra. Mobilizam-se realizadores, técnicos, actores e espectadores para participar em mais uma festa do cinema português, da produção nacional. Promover e dar a conhecer o cinema português. Para mais informações, www.caminhos.info.

CORTA! - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DO PORTO CONTA COM SEGUNDA EDIÇÃO

O corta! festival internacional de curtas metragens do porto apesar de ir apenas na sua segunda edição é já um festival que suscita uma grande expectativa no panorama cultural audiovisual nacional e internacional. Organizado pela Formigueiro Cooperativa Cultural CRL, entidade também responsável pela organização da primeira mostra de curtas metragens do porto em 2003 e da 1ª edição do festival interacional de curtas metragens do porto em 2004, o corta!, em 2005, quer comunicar. Quer interagir. Cada momento do festival é pensado como um estímulo à espera de uma reacção.

Mais do que criar novos eventos, queremos criar novas relações. Com os criadores, com o público, com o espaço envolvente. Relações sólidas e duradouras, mas cheias de paixão e surpresa.
A curta metragem deixa de ser simplesmente uma medida de tempo para um filme e passa a ser uma atitude, uma forma de estar nos audiovisuais.

Nas diferentes competições, nos workshops, nas mostras internacionais, nas parcerias com escolas e instituições, nas instalações interactivas, nos projectos de envolvimento global, nos debates, nos momentos de fruição musical, queremos sempre deixar na mente o sabor de grupo, de participação. De gozo.

E, para além dos seus objectivos na divulgação das linguagens artísticas, o corta! e a Formigueiro, querem contribuir para o esforço de criação de públicos diversificados para todo o tipo de iniciativas culturais. Por isso o corta! é totalmente gratuito. Para mais informações, http://www.corta.com.pt.

2 comentários:

AS disse...

Olá... Para vos dar a conhecer a Fábrica Lumière. :)

Nuno disse...

Sem o endereço a publicidade é inútil... http://www.fabricalumiere.blogspot.com/