5 de maio de 2005

"The Jacket" por Nuno Reis

Algumas imagens caóticas transportam a acção para a Guerra do Golfo em 1991. Entre os soldados está um homem que não sabe bem o que faz lá, a sua confiança na natureza humana faz com que, desprotegido, seja baleado mortalmente. Surpreendentemente descobrem na morgue que ele ainda vive, é salvo e volta para o seu país, lá é acusado de um crime que não se lembra de ter cometido e é imediatamente internado. O tratamento de choque que lhe é dado no hospital psiquiátrico abre-lhe as portas do futuro onde, com a ajuda de uma jovem, tem uma semana para descobrir como pode salvar-se de uma morte que desconfia ter sido provocada. O clássico paradoxo temporal é revisto e transformado, por lhes revelarem no futuro algo que ele disse ou fez ele vai dizê-lo ou fazê-lo, irá descobrir os seus últimos passos e tragicamente repeti-los no passado de forma a descobrir quem o matou e porquê.

O filme está acima da média, tendo um grande argumento contra: não imagino porque está classificado como sendo de terror (excepto pelo primeiro minuto que se passa na guerra e onde há um tiro), nada no filme o faz ser desse género. É um thriller e pertence ao género fantástico. A gaveta mortuária onde é feito o tratamento para ser metáfora da morte deveria ser um pouco mais claustrofóbico, assim é apenas uma porta de ligação com uma época melhor. É um daqueles filmes que é visto para passar o tempo, não obriga a pensar muito, o desenlace surpreende, foi bem feito e faz com que o espectador saia contente com a vida que leva.

Quanto aos actores posso dizer bem e mal. O protagonista é um homem mentalmente são no meio de loucos, em sofrimento no passado, preocupado no futuro, duas vidas separadas por uma gaveta na parede precisavam de duas interpretações totalmente diferentes e é isso que Adrien Brody faz. Apesar de ter achado o sucesso de “The Pianist” como injustificado e não concordar com a vitória de Brody nos Oscares, desta vez ele está excelente. A sua companheira de aventuras é interpretada por Keira Knightley, a jovem estrela tem feito muitos papeis e este acaba por ser diferente dos demais por haver uma profunda mudança na personagem com o desenrolar da acção. Com mais dois “Pirates of the Caribbean” a serem filmados neste momento é bom que faça mais alguns filmes ocasionalmente para escapar à personagem. Em relação aos secundários dois nomes são conhecidos. Kris Kristofferson, que tem sempre o papel de velho rabugento, aqui é um médico convencido que sabe o que é melhor para os pacientes, não é uma grande diferença. Jennifer Jason Leigh é outra das médicas, de convicções firmes e que tudo faz para ajudar pacientes dentro e fora do hospital. Muito distante da actriz que vimos em “eXistenZ” mas tem a personagem mais simpática do filme.




Título Original: "The Jacket" (Alemanha, EUA, Reino Unido, 2005)
Realizador: John Maybury
Intérpretes: Adrien Brody, Keira Knightley, Kris Kristopherson, Jennifer Jason Leigh
Argumento: Tom Bleecker, Marc Rocco, Massy Tadjedin
Fotografia: Peter Deming
Música: Brian Eno
Género: Thriller
Duração: 102 min
Sítio Oficial:http://wip.warnerbros.com/index.html?site=thejacket

0 comentários: